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Dia das bruxas pode trazer oportunidades e novos clientes

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Assim como em outras datas comemorativas, os comerciantes devem ficar de olho no Dia das Bruxas, pois essa pode ser excelente oportunidade para atrair novos clientes e aumentar as vendas.O Halloween é uma festa tradicional celebrada no dia 31 de outubro, nos Estados Unidos e Canadá, que vem ganhando força no calendário de dias festivos do Brasil, tornando-se comum no universo das crianças, além dos adultos.

Pedir doces nas casas e usar fantasias que dão medo são atividades que divertem o final do mês de outubro.

Confira a seguir informações sobre oportunidades para o seu negócio, dicas de como planejar-se para a data e atrair novos clientes no período.

Os setores que mais podem aproveitar do Dia das Bruxas para faturar são as lojas de acessórios. Fantasias, máscaras e ornamentos são muito procurados nas vésperas dessa data.

Objetos de decoração como velas, abóboras iluminadas, morcegos e aranhas compõem esse cenário de vendas.

As escolas, por exemplo, realizam festas temáticas. Por isso, o mercado deve estar preparado para atender a essa demanda.

O setor alimentício não fica para trás; doces e salgados em formas diferentes e sucos com cores típicas do mundo assombrado da fantasia são produtos bastante vendidos, principalmente para as crianças.

O segmento de roupas e calçados também pode investir na venda de produtos com estampas customizadas com o universo das bruxas.

Planejamento

Planejar é um diferencial, uma vez que é possível prever riscos e criar melhores soluções eestratégias de vendas e de divulgação da marca. Empresas que não fazem planejamento têm chances de não alcançar sucesso nas vendas.

O destaque no mercado é consequência da organização que se faz antes de investir em umcenário novo ou em uma nova forma de venda.

A data deve ser vista como uma ótima chance para destacar-se no segmento de brinquedos e acessórios e, por isso, todas as ações a serem colocadas em prática, desde a decoração à contratação de pessoal, precisam contar com organização e planejamento.

Um dos primeiros detalhes a serem observados é a decoração da vitrine da loja. Trazer à mostra produtos característicos dessa época é boa estratégia para chamar a atenção do consumidor.

Para quem atua no comércio eletrônico, investir em um novo layout, com cores e personagens típicos do Dia das Bruxas faz toda diferença.

Clientela

Para atrair novos clientes nessa data, o empresário deve inovar no atendimento ao consumidor.

Os vendedores podem estar caracterizados com fantasias, chapéus e máscaras (sem exageros) para proporcionar nova experiência de compra aos clientes.

Como em todo o ano, é importante prestar atendimento gentil, ágil e de qualidade.

Teatros e contação de histórias clássicas da literatura e folclore (Saci Pererê, Mula sem Cabeça e Lobisomem) são atrativos que combinam com o clima de Halloween.

A música também pode integrar esse cenário, traduzindo um diferencial do setor.

Interação com o cliente

No shopping, por exemplo, pode ser criado um concurso da loja mais bem decorada e criativa, sendo os clientes os próprios avaliadores.

Ao fazer parte do julgamento, o consumidor se diverte e se sente valorizado ao integrar o cenário da competição.

Dica para o próximo Halloween

Ao final do período de qualquer data comemorativa, os empreendedores devem analisar lucros e resultados obtidos com o investimento realizado.

Assim, em uma próxima campanha, muitas práticas podem ser programadas de forma mais eficiente, partindo da avaliação dos erros e acertos cometidos.

Aprofunde

Fonte: Sebrae