Logo E-Commerce Brasil

Dia do Cliente: 57% dos brasileiros comprariam itens com melhor preço

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Em 2019, Dia do Cliente — comemorado em 15 de setembro — e a Semana do Brasil renderam R$ 2,2 bilhões para o e-commerce. Neste ano, o evento organizado pelo Governo Federal acontece entre os dias 3 e 15 de setembro, com boas expectativas para as lojas virtuais. Segundo levantamento da Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 57% dos entrevistados disseram que comprariam itens de necessidade com melhor preço.

Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas, 45% aproveitariam para comprar itens de desejo na promoção, 25% aproveitariam promoções para comprar o que não planejam e 19% antecipariam presentes para datas comemorativas.

Procura antecipada do cliente

Os compradores costumam engajar com as ofertas com 15 dias de antecedência ao evento. E, para 44% das pessoas, as buscas por produtos devem ser feitas online (só para 17% em lojas físicas). Já as compras devem acontecer: 48% pelo site, 34% pelo app, 26% na loja física e 18% pelo WhatsApp da loja.

O levantamento também apontou fatores que fariam o consumidor desistir da compra: 57% não comprariam mesmo diante de uma excelente oferta caso o frete seja ruim, 40% por não confiar na loja, 39% por prazos de entrega ruins e 36% por falta de opção de produtos.

Os consumidores das classes A e B se mostram mais dispostos a ceder a compras de itens de desejo, representando 55%.

Leia também: Vendas no e-commerce cresceram 11% entre janeiro e junho, diz Visa