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5 práticas para vencer a disputa pela atenção nas redes sociais

A maneira como as pessoas se relacionam com as marcas nos meios digitais não para de mudar. Com a pandemia, que impulsiona o uso massivo do espaço digital, esse processo se transforma ainda mais rapidamente. Pensando nesse cenário, entender esses novos comportamentos virou uma obrigação para as empresas que desejam se destacar no online.  

Líder do time criativo da GhFly, João Bruno Werzbitzki, fala no “The Future of E-commerce 2021 | Social”

Para o líder do time criativo da GhFly, João Bruno Werzbitzki, a principal mudança se dá na forma como as pessoas transferem ações e jeitos de viver para as redes sociais, onde, muitas vezes, a vida real e virtual se misturam. “Para quem deseja comunicar, vender e se relacionar [esse movimento nas redes sociais] é ótimo porque nunca se teve tantas possibilidades”, pontua o Head de Content e Creative durante sua palestra no “The Future of E-commerce 2021 | Social“, evento desta quinta-feira, 4, promovido pelo E-Commerce Brasil.

Novos comportamentos também implicam em alterações na jornada do consumidor. Com a intensa presença virtual, os consumidores passam a controlar totalmente o caminho que percorrem na jornada de compras, e os pontos de contato se multiplicam, conforme avalia Werzbitzki. “A jornada é menos linear e multicanal. As pessoas se movimentam por canais e dispositivos como bem entendem, sem obstáculos”. 

Nesses caminhos, as redes sociais aparecem com força. O Instagram, por exemplo, é uma ferramenta muito procurada por quem busca referências (forte no segmento de moda e decoração); já o YouTube funciona bem com vídeos comparativos e de testes; enquanto isso, o WhatsApp é usado para trocas de experiências e impressões com as pessoas.

“Contar com a estratégia adequada nos permite impactar nossos públicos em diferentes etapas e ainda temos a possibilidade de personalizar o conteúdo de todas essas redes para ter um melhor resultado”, explica Werzbitzki.

No entanto, ele pondera, informando que a criatividade continua sendo a chave para o sucesso. “Tudo é importante, mas ter um time criativo forte é fundamental para quem quer ganhar relevância”. Caso contrário, “você vai ser obrigado a investir muito mais em mídia para atingir o resultado que deseja”.

5 práticas fundamentais para suas redes sociais

1 – Planejamento: “Parece obvio, mas não é todo mundo que faz”, explica o profissional da GhFly. Definir exatamente os objetivos, as métricas e indicadores, traçar o budget de comunicação para as redes sociais, fazer testes de conteúdos e ações de comunicação são algumas das dicas para essa etapa.

2 – Seja Data Drive: Aproveite os dados que sua empresa já possui e explore novos. Vá além das métricas universais e se informe por meio de pesquisas, benchmarks, social listening, ferramentas de insights e tendências. Existem várias ferramentas gratuitas para essas consultas, como o Google Trends ou a Biblioteca de Anúncios do Facebook. “O ideal é saber utilizar os nossos históricos, o do mercado e dos concorrentes para prever ações futuras”.

3 – SAC também é conteúdo: “Quem souber fazer do SAC uma fortaleza, vai sair na frente”, reforça Werzbitzki. Ter uma equipe preparada para responder com qualidade, tirar lições, oportunidades e insights dessas interações e monitorar se há algum cliente insatisfeito são pontos fundamentais.

4 – Seja Client First: Novos comportamentos de consumo exigem que as marcas dediquem uma ateção cada vez maior aos clientes. É preciso se adequar às necessidades dos clientes para não perder para a concorrência. 

5 – Crie seus conteúdos sempre Mobile First: Seu público vai interagir pela tela do smartphone. Pense em formatos verticais, objetividade na mensagem, adequação de layout e interatividade.

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Por Marina Teodoro, da redação do E-Commerce Brasil.