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Desafios do marketing B2C e B2B: confira a pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em parceria com o E-Commerce Brasil, a Validity conduziu uma pesquisa sobre os desafios que o marketing B2B e o B2C enfrentam para alcançar seus consumidores.

B2C

Para os vendedores do mercado B2C, 46% afirmaram que o e-mail marketing é gerenciado por uma equipe de dentro da empresa.

Na faixa dos 23%, duas respostas: os que responderam que não é o foco da empresa no momento e os que afirmaram que os e-mails são gerenciados por outra equipe.

7% afirmaram que é responsabilidade do próprio respondente da pesquisa.

Além disso, 23% dos lojistas acreditam que as recentes mudanças da Apple com a proteção de privacidade de e-mail vai impactar as estratégias e-mail marketing de maneira significativa. Para 23% não haverá impacto e 15% acham que o impacto será moderado.

Os 38% não souberam responder.

53% afirmaram não saber se a empresa para qual trabalham está preparada para o impacto desta nova política de privacidade da Apple. 36% acreditam não estarem preparados e 7% acreditam que estão.

B2B

Para os lojistas que atuam com B2B a pesquisa focou no uso de um sistema CRM. 60% dos lojistas afirmaram que quem faz a manutenção dos dados é o time de vendas.

Para 40% quem faz essa manutenção são administradores focados em CRM. Podendo assinalar mais de uma alternativa, 20% disseram que o time de marketing também cuida dos dados.

Quando questionados sobre as dificuldades, 80% dos lojistas afirmaram que os dados incompletos são o principal entrave para usar o sistema de CRM plenamente.

60% assinalaram dados incompletos e 40% dados antigos.

Com relação aos cuidados com os dados, 40% afirmaram que para alcançar a qualidade ideal para o uso do CRM, a empresa completou o que estava faltando de informações com dados de terceiros.

Outros 40% disseram que usaram processos manuais para identificar e corrigir problemas.

20% fizeram uma limpeza dos dados antes de serem importados para o sistema.

Por fim, 60% dos lojistas creditam como alto o nível de confiança e segurança do sistema de CRM na precisão dos dados armazenados. Por outro lado, 20% consideraram baixo e outros 20% consideraram muito baixo.

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