Logo E-Commerce Brasil

Desafio para as marcas é entender as necessidades do cliente, aponta pesquisa da Experian

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A pesquisa Digital Marketer Survey 2016, feita pela Experian, mostra que o principal desafio das áreas de marketing das empresas neste ano é conhecer as necessidades, vontades e atitudes do consumidor, apontado por 38% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada em novembro de 2015 com 1190 profissionais de 14 países, incluindo o Brasil.

“O conhecimento sobre cliente é o que orienta todas as interações, e esse conhecimento vem dos dados”, analisa Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services. Para ele, a pesquisa é um retrato da dificuldade que o mercado ainda tem em obter informações que forneçam uma visão única de seus consumidores.

Crescer a visibilidade da marca diante dos competidores é o segundo maior desafio, aparecendo nas respostas de 35% dos consultados. Em seguida, os entrevistados apontaram que estar à frente das tendências de marketing 33%. A integração de múltiplas plataformas e tecnologias de marketing aparece logo em seguida, apontada por 32% dos profissionais.

Conectar os dados dos clientes por meio de canais e devices vem em quarto lugar no ranking, com 27% das respostas. Tornar as mensagens relevantes para os clientes aparece também como maior desafio, com o mesmo percentual. Fechando a lista dos cinco maiores desafios, está a mensuração precisa dos resultados das campanhas de marketing.

A pesquisa mostrou, também, que mais da metade dos entrevistados (52%) apontou o aumento do conhecimento sobre o cliente como uma das três principais prioridades da área de marketing para este ano. Mas como atingir esse objetivo? As respostas estão na segunda e terceira prioridades mais apontadas: integrar tecnologia para automatizar, orquestrar e gerenciar interações cross-channel com os consumidores (43%) e coletar, associar e gerenciar dados (42%).

“A maioria das empresas já vê as informações como uma parte essencial da formação da estratégia de negócios. Apesar de os departamentos de marketing terem começado a utilizar ferramentas tecnológicas mais sofisticadas ao longo dos últimos anos, eles estão apenas começando a usufruir dos insights que os dados podem prover”, conclui Rosolem.

O estudo completo (em inglês), de 112 páginas, contém também dados segmentados por porte das empresas entrevistadas, entre outros, e está disponível gratuitamente para download no link abaixo: https://marketing.serasaexperian.com.br/whitepapers/digitalmarketer2016