Logo E-Commerce Brasil

Depósito da Amazon na Escócia destrói mais de 130.000 itens por semana, revela emissora

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Uma investigação da emissora de televisão britânica ITV revelou que um depósito da Amazon na cidade de Dunfermline, na Escócia, destrói mais de 130.000 itens não vendidos por semana. Segundo o Olhar Digital, entre o material descartado, estão produtos como MacBooks, TVs, joias, fones de ouvido, livros e máscaras PFF2 para prevenção da Covid-19, que são mostrados em filmagens sendo levados em caixas com a marcação “destruir”.

De acordo com um ex-funcionário da empresa, os trabalhadores têm uma meta semanal, que é de 130.000 itens levados para descarte. A informação foi corroborada por um memorando interno, que foi acessado pela ITV, que mostrou que, em abril de 2021, 124.000 itens foram marcados para serem destruídos. Na mesma semana, outros 28.000 produtos foram destinados para doação.

Emissora mostrou que 130 mil itens são destruídos por semana em depósito da Amazon, na Escócia

“Não há nenhuma razão para desperdiçarem o que é destruído, são iPads, MacBooks, um monte de coisas. Outro dia, 20.000 máscaras de Covid-19 foram jogadas fora ainda na embalagem”, declarou o ex-funcionário. Pelo menos metade dos itens destinados à destruição ainda estavam embalados, enquanto a outra metade eram itens que foram devolvidos por clientes, mas ainda estavam em boas condições, disse o funcionário, de acordo com a publicação.

Ainda segundo a publicação, repórteres franceses descobriram que a Amazon destruiu mais de 3 milhões de produtos em um único ano em um armazém no país.

Em suas filmagens, a ITV flagrou uma série de caixas, marcadas com a inscrição “destruir” sendo carregadas em caminhões e levadas para centros de reciclagem e um aterro sanitário. Porém, em comunicado enviado ao portal Business Insider, o aterro em questão também era um centro de reciclagem.

“Estamos trabalhando em direção a uma meta de descarte zero de produtos e nossa prioridade é revender, doar para organizações de caridade ou reciclar quaisquer produtos não vendidos. Nenhum item é enviado para aterro no Reino Unido”, disse um porta-voz da empresa. “Como último recurso, enviamos itens para recuperação de energia, mas estamos trabalhando duro para reduzir o número de vezes que isso acontece”, completou o representante.

Leia também: Saúde no e-commerce: como o bom uso de dados pode salvar vidas

Fonte: Olhar Digital