Aquela máxima de que equilíbrio é tudo ajuda a entender o comportamento dos consumidores nos períodos de pré-carnaval e pós-carnaval. E pode servir também como um norte para os sellers e gestores das plataformas de e-commerce entenderem o que o público busca nessa época do ano. A dica é estar preparado para oferecer portfólios distintos para o antes e o depois da folia.

A RD Saúde Marketplace, plataforma especializada no segmento de saúde, bem-estar e beleza, acompanha de perto as tendências de consumo desse período que os brasileiros sabem aproveitar como ninguém. No pré-carnaval, a procura é grande por produtos para prevenção, como os itens que formam a “farmacinha” dos clientes – analgésicos, gástricos, repelentes e suplementos com foco em energia. Mas, assim que a festa acaba, o foco é compensar os dias de exagero com cuidados como descanso, hidratação e boa alimentação.
É justamento aí que surge uma excelente oportunidade de negócios para os sellers que trabalham com suplementos alimentares. Esses produtos são grandes aliados na hora de repor as vitaminas e proteínas de que o corpo precisa. “Observamos que os clientes procuraram itens para recuperar ‘os planos do início do ano’, como suplementos alimentares, vitaminas para imunidade, pré-treinos e, também, produtos para a saúde digestiva”, pontua André Luiz Araújo, gerente de e-commerce da RD Saúde.
Em 2024, o marketplace da RD Saúde registrou aumento de 15% na venda de suplementos no pós-carnaval em comparação ao período imediatamente anterior ao feriado. Para 2025, as expectativas também são otimistas. “Os consumidores mudaram seus hábitos de consumo de suplementos alimentares. É interessante que o mix de produtos adquiridos no período pós-carnaval diversifica muito. Para alguns itens, o crescimento das vendas chega a 20%. Por exemplo, a venda de monovitaminas aumenta consideravelmente em relação ao pré-carnaval ou a outros períodos do ano”, explica Araújo.
A tendência de cuidar mais da saúde no período que se segue ao carnaval também é notada por Paulo Moni, proprietário da Click Whey – empresa que atua no setor de suplementos e vitaminas. “Neste período, os principais produtos adquiridos pelos nossos clientes são os termogênicos, além de creatina e proteínas. Ano passado registramos um aumento percentual de 5% em termogênico e 15% em whey e creatina”, contabiliza o seller.
A disseminação de informações sobre os benefícios dos produtos, a conscientização sobre a importância da alimentação, os cuidados com a saúde e a necessidade de suplementação adequada foram os pontos apontados por Paulo, que ainda destacou a parceria sólida com a RD Saúde Marketplace.
“O canal digital se tornou muito importante e relevante para nosso faturamento. Esperamos que esse mercado cresça cada vez mais e que as pessoas busquem sempre uma vida equilibrada. Tenho certeza de que os clientes encontrarão no marketplace da RD Saúde opções de acordo com suas demandas”, finaliza.
As categorias de vitaminas e suplementos ainda têm muito a crescer, seja no período de carnaval ou em qualquer outra época do ano. De acordo com a segunda pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizado em dezembro de 2023 pela ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), os suplementos alimentares estão presentes em 59% dos lares brasileiros. Quanto à motivação, 90% das pessoas consomem suplementos como complemento à alimentação e 85% para melhorias na saúde e bem-estar.
Quem tiver um bom portfólio para cada necessidade específica do consumidor e estiver atento às tendências de cada período do ano, terá mais chance de sucesso nesse mercado promissor e competitivo.