Logo E-Commerce Brasil

DCG lança ferramenta Octopus para gerenciamento integrado em marketplaces

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os marketplaces se tornaram os shopping centers da Internet. Responsáveis por cerca de 20% das vendas em 2015, a expectativa para esse ano é crescer significantemente, já que os grandes varejistas adotaram o modelo, que é interessante para os dois lados. Para eles, a vantagem principal é contar com uma oferta maior de produtos e ganhar comissão pelas vendas, e os lojistas virtuais chegam interessados em exibir seus produtos a um tráfego elevado de consumidores.

Para atender a esta demanda, o Digital Commerce Group – DCG, detentor da plataforma EZ Commerce, lança a Octopus, ferramenta para uma gestão integrada das operações de uma loja virtual (plataforma e ERP) junto aos diversos marketplaces.

Tudo funciona dentro do Octopus de forma simples e rápida. O lojista cadastra seus produtos e, por meio da plataforma, seleciona quais serão anunciados em cada uma das vitrines. Assim, alguns itens são exibidos em um marketplace de artigos esportivos, enquanto outros aparecem nos grandes varejistas, por exemplo. Além disso, o lojista conta com recursos como antecipações de recebíveis, análise de risco para as transações e gerenciamento de campanhas de marketing.

“A gestão de catálogos é independente, ou seja, pode ser definida a melhor estratégia comercial para cada produto, de acordo com o perfil do marketplace e seus consumidores, anunciando produtos específicos para cada público”, afirma Tiago Padilha, gerente de produto Octopus.

Com uma equipe focada em lançar conexões com novos marketplaces, o DCG investiu mais de 10 mil horas de pesquisa e desenvolvimento da ferramenta, que é facilmente integrada também aos lojistas que utilizam as plataformas do grupo, CORE e EZ Commerce, vencedora do Prêmio MercadoLivre 2015 na categoria “Melhores práticas em tecnologia”.

“Dessa forma, a experiência de uso é facilitada, e o empreendedor pode ter uma loja virtual moderna com uma ferramenta poderosa, sob um mesmo fornecedor, ponto de atendimento e suporte técnico”, completa Padilha.