Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Day 3 #WebSummit2018 – Tinder e Twitter: visões de dois empreendedores sobre tecnologia

Quarta-feira, 07 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 1 minuto

A organização do evento começou o dia compartilhando alguns números sobre esta edição do evento:

  • 69.304 participantes
  • 159 países
  • 935.604 km que vão andar em média durante esta semana
  • 363.846 cafés tomados
  • mais de 1.200 oradores nas talks e nos painéis de debate
  • 24 palcos.

Sean Rad, responsável pelo Tinder, e Dick Costolo, ex-CEO do Twitter e investidor para fazerem uma análise do status da indústria da tecnologia, na Arena.

Os dois são reconhecidos pela inovação e o jeito que as empresas criadas por eles mudaram o nosso jeito de fazer algumas coisas. O Twitter se transformou na maior plataforma de comunicação do mundo, sendo utilizada até mesmo por Presidentes, como o Trump como ‘canal de comunicação oficial” com os seus eleitores e com o resto do mundo. O Tinder mudou a forma como as pessoas se conhecem e se relacionam pelo mundo.

Na visão do Dick “estamos em um momento de transição. As empresas estão percebendo que tem um papel a desempenhar na sociedade e na democracia, principalmente no contexto das comunidades que estamos ajudando a construir. Além disso, estamos também, vivenciando um intenso período de aprendizado. As redes sociais deram voz ao povo de todas as esferas sociais pelo mundo e deu lhes poder de fala. Ajudou muitos a encontrarem um sentido para as suas vidas. Um propósito.”

Quando questionados sobre a responsabilidade do Twitter na disseminação das fake news ou de discursos de ódio, o ex-CEO disse que esta questão não é tão evidente como possa parecer. “O Twitter permite entrar em contato rapidamente e diretamente com as pessoas, sem filtro. Com o Trump, por exemplo, conseguimos perceber realmente o que ele é e que mensagens deseja passar. É muito bom poder ver como as pessoas realmente são. No entanto, não é responsabilidade da plataforma resolver os problemas das sociedades. Para isso, os Governos e os legisladores têm de assumir os seus papéis.”

O tema sofre seleção e gestão de pessoas também fez parte do painel. Na visão dos dois a forma com a empresa se organiza e comunica internamente, entre todas as áreas e pessoas é crucial para que a geração Millennium se sinta acolhida e reconhecida. A diversidade de gêneros e etnias precisa ser trabalhada, no dia-a-dia, em cada processo seletivo. “Para construir um bom produto para a sociedade é necessário perceber e reconhecer as comunidades que nela habitam. Um ambiente que inclua, respeite e valorize toda a diversidade levou-nos a apresentar a uma equipe enorme todas as novas funcionalidades e como cada uma delas evoluíram. E o feedback era dado diretamente a quem estava desenvolvendo a função, até a mim”, disse Dick Costolo. Que acrescentou: “este tema precisa ser muito importante, do ponto de vista estratégico das empresas – as melhores ideias podem vir de qualquer área e de qualquer pessoa da empresa. Por isso é importante facilitar e simplificar o máximo a comunicação interna e o compartilhamento de conhecimentos dentro da empresa, em todos os níveis.”

No final, foi solicitado aos dois um conselho para quem está començando a empreender. Dick foi o mais pragmático: “É sempre difícil. Independentemente da ideia ou da dimensão da equipe, do dinheiro e do projeto. Há sempre erros que vão surgir e não há outra forma de dizer – a vida para uma startup não é fácil.” Já Sean disse: “Vão surgir obstáculos. Não há empresas ou pessoas perfeitas. A diferença é como é que se vê o obstáculo – é um desafio ou uma derrota. A vida de um empreendedor demanda coragem.”

 

 

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.