Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Day 3 #WebSummit2018 – Tinder e Twitter: visões de dois empreendedores sobre tecnologia

Quarta-feira, 07 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 1 minuto

A organização do evento começou o dia compartilhando alguns números sobre esta edição do evento:

  • 69.304 participantes
  • 159 países
  • 935.604 km que vão andar em média durante esta semana
  • 363.846 cafés tomados
  • mais de 1.200 oradores nas talks e nos painéis de debate
  • 24 palcos.

Sean Rad, responsável pelo Tinder, e Dick Costolo, ex-CEO do Twitter e investidor para fazerem uma análise do status da indústria da tecnologia, na Arena.

Os dois são reconhecidos pela inovação e o jeito que as empresas criadas por eles mudaram o nosso jeito de fazer algumas coisas. O Twitter se transformou na maior plataforma de comunicação do mundo, sendo utilizada até mesmo por Presidentes, como o Trump como ‘canal de comunicação oficial” com os seus eleitores e com o resto do mundo. O Tinder mudou a forma como as pessoas se conhecem e se relacionam pelo mundo.

Na visão do Dick “estamos em um momento de transição. As empresas estão percebendo que tem um papel a desempenhar na sociedade e na democracia, principalmente no contexto das comunidades que estamos ajudando a construir. Além disso, estamos também, vivenciando um intenso período de aprendizado. As redes sociais deram voz ao povo de todas as esferas sociais pelo mundo e deu lhes poder de fala. Ajudou muitos a encontrarem um sentido para as suas vidas. Um propósito.”

Quando questionados sobre a responsabilidade do Twitter na disseminação das fake news ou de discursos de ódio, o ex-CEO disse que esta questão não é tão evidente como possa parecer. “O Twitter permite entrar em contato rapidamente e diretamente com as pessoas, sem filtro. Com o Trump, por exemplo, conseguimos perceber realmente o que ele é e que mensagens deseja passar. É muito bom poder ver como as pessoas realmente são. No entanto, não é responsabilidade da plataforma resolver os problemas das sociedades. Para isso, os Governos e os legisladores têm de assumir os seus papéis.”

O tema sofre seleção e gestão de pessoas também fez parte do painel. Na visão dos dois a forma com a empresa se organiza e comunica internamente, entre todas as áreas e pessoas é crucial para que a geração Millennium se sinta acolhida e reconhecida. A diversidade de gêneros e etnias precisa ser trabalhada, no dia-a-dia, em cada processo seletivo. “Para construir um bom produto para a sociedade é necessário perceber e reconhecer as comunidades que nela habitam. Um ambiente que inclua, respeite e valorize toda a diversidade levou-nos a apresentar a uma equipe enorme todas as novas funcionalidades e como cada uma delas evoluíram. E o feedback era dado diretamente a quem estava desenvolvendo a função, até a mim”, disse Dick Costolo. Que acrescentou: “este tema precisa ser muito importante, do ponto de vista estratégico das empresas – as melhores ideias podem vir de qualquer área e de qualquer pessoa da empresa. Por isso é importante facilitar e simplificar o máximo a comunicação interna e o compartilhamento de conhecimentos dentro da empresa, em todos os níveis.”

No final, foi solicitado aos dois um conselho para quem está començando a empreender. Dick foi o mais pragmático: “É sempre difícil. Independentemente da ideia ou da dimensão da equipe, do dinheiro e do projeto. Há sempre erros que vão surgir e não há outra forma de dizer – a vida para uma startup não é fácil.” Já Sean disse: “Vão surgir obstáculos. Não há empresas ou pessoas perfeitas. A diferença é como é que se vê o obstáculo – é um desafio ou uma derrota. A vida de um empreendedor demanda coragem.”

 

 

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.