Logo E-Commerce Brasil

Saiba como o Data Engine auxiliou a Guide Investimentos no cadastro de clientes

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O processo de cadastro online ganhou força junto ao Internet Banking. De acordo com dados da Febraban, de 1998 a 2004, os procedimentos em Internet Banking quase dobraram. Hoje, já correspondem a quase 50% de todas as transações financeiras.

Esse processo demandou transformações em diferentes áreas, e com as instituições financeiras não foi diferente.

Para se adequar às movimentações do mercado, a Guide Investimentos, empresa do ramo financeiro, buscou por uma plataforma para fazer o seu processo de cadastro digital. Foi quando encontrou o Data Engine, solução da Cedro Technologies que simplifica processos de compliance, validação cadastral e redução de fraudes.

A empresa buscava por uma ferramenta que tornasse o processo de onboarding mais digital e dinâmico. Além disso, outro objetivo era otimizar o processo de validação cadastral.

Com o Data Engine, a equipe da Guide Investimentos conseguiu fazer as duas coisas em uma única plataforma, modernizando o cadastro online de clientes e também o processo de validação cadastral. Essa mudança tornou o Data Engine a principal ferramenta no processo cadastral da empresa.

Desde que a empresa implantou a solução, houve melhorias no fluxo de cadastro, redução de custos para a empresa, além de benefícios financeiros e processuais. De acordo com a Gerente de Cadastro Institucional da Guide Investimentos, Ingrid Vital, ainda houve redução de erros no cadastro e mais agilidade, de forma que o tempo total de cadastro na Guide, do onboarding até a validação e aprovação, dura em média 10 a 12 minutos.

Entre os procedimentos realizados com a plataforma, estão o onboarding digital, incluindo o cadastro online, validação e classificação de risco exigida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Demandas normativas e CVM 617

Com uma nova instrução da Comissão de Valores Imobiliários, a CVM 617, surgiu a necessidade da Guide de incluir uma classificação de risco de clientes. A deliberação possui regras mais claras em relação à Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo.

De acordo com a Gerente de Cadastro Institucional, um dos pontos principais em relação à parceria com a Cedro Technologies e o Data Engine é a liberdade que encontra de sugerir novas melhorias, e uma delas está ligada diretamente à CVM 617.

De acordo com Ingrid, a Guide até buscou no mercado novas ferramentas para elaborar essa nova solução, mas optou por manter a parceria de confiança com o Data Engine e sugeriu uma nova funcionalidade para a plataforma.

Nesse momento, foi criado a quatro mãos todo o processo de Classificação de Risco da Guide Investimentos. O processo já existia, porém era limitado a apenas “aprovado” ou “não aprovado”. Junto à equipe do Data Engine, foi criada uma pontuação para cada cliente com base nos critérios da Guide e do processo interno da empresa.

Sobre o Data Engine

O Data Engine é a solução da Cedro Technologies que simplifica processos de compliance, validação cadastral e redução de fraudes em uma única plataforma. Com mais de 2 mil clientes ativos, 60 mil validações cadastradas, 130 mil dossiês gerados e 103 fontes de dados disponíveis para os usuários, ele é a plataforma de automatização de processos que mais cresce no mercado.

Entre as empresas que utilizam essa solução estão RB Investimentos, Cargill, Azimut brasil, SESI, Young Living e muitas outras. Acesse o site do Data Engine e confira agora como ele pode te ajudar com Validação Cadastral, Antifraude, Background Check, Compliance e os principais dados que sua empresa precisa: dataengine.com.br

Leia também: Privalia suspende IPO em razão de volatilidade no mercado nos últimos dias.