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Dados coletados pelo PEOPLE, chatbot da Cedro Technologies, reforçam crescimento do atendimento digital

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Dados coletados pelo PEOPLE, a plataforma de comunicação com inteligência artificial da Cedro Technologies, entre 2019 e 2021 reforçam uma tendência que ganhou força após o início da pandemia da covid-19: o crescimento e a necessidade de negócios oferecerem atendimento digital para seus clientes.

Esses dados foram coletados pelo PEOPLE em dois períodos distintos: entre abril de 2019 e abril de 2020 (pré-pandemia e pouco após seu início) e de abril de 2020 a abril de 2021 (durante a pandemia).

Foram analisadas diversas métricas, como interações e novos usuários, bem como o local em que ocorreu a interação: a partir da integração do PEOPLE com o WhatsApp ou pela própria plataforma, o People Chat.

Uma empresa distribuidora de suprimentos empresariais, com sede em Uberlândia-MG, foi uma das que mais viu crescer o atendimento a clientes pelo meio digital.

No primeiro período da coleta de dados (2019-2020), foram registradas pouco mais de 6 mil interações via WhatsApp e 4,3 mil pelo Peoplechat.

Já no segundo período (2020-2021), foram computadas 29,1 mil interações pelo WhatsApp e outras 13,2 mil a partir do People Chat. Um crescimento de 485% e 307%, respectivamente.

Empresas que passaram a contar com os serviços do PEOPLE a partir de 2020 também já notam o crescimento do atendimento digital para seus negócios.

Um exemplo é uma empresa atacadista, também sediada em Uberlândia e que está entre as maiores do ramo no país: após a implantação da plataforma, foram registradas quase 73 mil interações pelo WhatsApp até o final do ano passado.

Se considerarmos apenas os primeiros quatro meses de 2021, período da coleta de dados, ocorreram 32,6 mil interações pela integração do PEOPLE com o WhatsApp, o equivalente a 45% do total registrado pela empresa em 2020.

Uma consequência natural desse aumento no número de interações é o crescimento do número de usuários.

A distribuidora de suprimentos empresariais viu o número de usuários crescer 762% entre os dois períodos da pesquisa, somando WhatsApp e People Chat.

Já a atacadista praticamente triplicou o número de novos usuários por WhatsApp de 2020 até abril de 2021: de 1,9 mil para 5,6 mil pessoas.

“Esses dados coletados pelo PEOPLE reforçam que cada vez mais, o público tem procurado o atendimento pelo meio digital, e empresas já têm se beneficiado desta tendência para escalar seus negócios, atender clientes de maneira ágil e rápida, centralizar sua comunicação, reduzir custos, entre outros benefícios”, reforça Bruno Zago, Executive Managing Director da Cedro Technologies.