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Da periferia paulistana para o mundo: 1DaSul concilia cultura, propósito e estilo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A 1DaSul é mais do que uma loja virtual. Fundada em 1999 por Reginaldo Ferreira da Silva, funciona como uma promotora de eventos e ações culturais relacionados ao hip-hop na região do Capão Redondo, em São Paulo. 

Ferréz, nome artístico de Reginaldo, estava desempregado na época da criação da 1DaSul e conta que a ideia surgiu como uma brincadeira de 1º de abril em uma roda de amigos na porta de casa, mas acabou ganhando adesão e interesse dos colegas.

“Falei brincando que tinha surgido uma marca e movimento cultural, chamada 1DaSul, todos somos um”, explica Ferréz. Depois do apoio dos amigos, ele começou a fazer bonés e vendê-los de “mão em mão nas ruas daqui até ter a primeira loja”.

Moda e literatura marginal

Ferréz é romancista, contista, poeta e empreendedor. Ganhou destaque ao promover arte e reconhecimento literário na periferia e costuma chamar suas obras de “literatura marginal”.

Na visão do empresário, ela é classificada assim porque o produto de seu trabalho atende à população “à margem do centro”, excluída de grande parte das oportunidades de trabalho e direitos da população central. Dessa forma, a moda e a literatura expostas na 1DaSul teriam também esse propósito. “Nós fazemos roupas diretamente para um público que às vezes ninguém enxerga”, ele completa. 

A palavra marginal representa algo que está à margem de alguma coisa, como as avenidas paralelas aos rios Tietê e Pinheiros, que recebem o apelido de Marginais. Sobre esses rios, pontes ligam os bairros mais abastados ao “lado de cá”, como canta o Grupo Racionais MC´s. “O mundo é diferente da ponte pra cá”, diz a canção. Os bairros periféricos ficam à margem de tudo o que a sociedade oferece para quem tem melhores condições de vida. 

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Milhares de pessoas ficam excluídas de toda estrutura e desenvolvimento presentes no centro da metrópole. São bairros e vilas distantes da maior concentração de poder aquisitivo.  E, nesse cenário, Ferréz se tornou o escritor de uma literatura apelidada de marginal. “Escrevo para não enlouquecer, para relatar as vidas que não acho certo serem invisibilizadas pelo sistema”, diz Ferréz. 

Crescimento da loja e o e-commerce

Com o crescimento e destaque da loja, surgiu a necessidade de vender online. Os pedidos começaram a chegar de diversos estados. Por não querer se tornar um distribuidor, Ferréz decidiu criar o próprio e-commerce. Para ele, o propósito de estar no digital seria “atender diretamente o cliente”.

Como parte do desafio, uma das maiores dificuldades encontradas por ele nesse período de transição para o online foi convencer os clientes de que a compra digital era uma opção. “Ficamos meses falando da loja virtual, mas o pessoal não entrava, foi algo em que tivemos que insistir”, ele completa. 

Insistência que valeu a pena. Hoje, o e-commerce da 1DaSul se tornou uma referência em moda relacionada ao hip-hop. Atualmente, clientes de diversos estados consomem a moda exposta nas vitrines virtuais da loja, fazendo o negócio ganhar escalabilidade e alcançar mais pessoas. Paraná e Minas Gerais são alguns dos estados que mais compram além de São Paulo, berço da marca. O e-commerce possibilitou à 1DaSul encontrar consumidores fora do Brasil, com destaque para Japão e Alemanha.

Com o comércio eletrônico, a 1DaSul conseguiu vender suas palavras escritas e oferecer também suas ideias estampadas em roupas e acessórios. A iniciativa foi uma maneira de entregar um produto diferenciado e com estilo, pensando no público do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, e de qualquer lugar em que as pessoas se identificam com a moda rica em expressão.

Consumo na periferia

“A periferia vive à margem do centro, né? Vive sem o trabalho que é feito no centro, e sem os mesmos direitos, então fazemos parte desse estilo de vida. Nós fazemos roupas diretamente para o público que às vezes ninguém enxerga”, afirma Ferréz.

Ferréz explica que o principal público consumidor da marca ainda são as pessoas que moram nas periferias, mas que vende hoje inclusive para moradores de áreas centrais das cidades. Para ele, todas as coleções contêm estilo, valores e propósitos da 1DaSul. Além disso, destacam-se as frases que, segundo ele, vendem bem, como “quem é não comenta”, “us ki são representa!”, já características nos produtos da marca.

Uma pandemia no meio do caminho

Com a pandemia do novo coronavírus, o escritor e empresário lembra que “houve um momento em que as vendas diminuíram. Mas, depois, o site foi pegando força e incrivelmente o público fiel chegou somando e as vendas aceleraram, tanto que vamos lançar nova coleção antes do final do ano”.

Sobre o futuro da 1DaSul, Ferréz diz que planeja crescimento dos negócios: “estamos criando alternativas para distribuir melhor os produtos, mas vamos manter somente uma loja física, para a experiência do cliente”.

Por Júlia Rondinelli e Rafael Chinaglia, da Redação do E-Commerce Brasil