Logo E-Commerce Brasil

D2C: executivo afirma que indústrias precisam conhecer seus consumidores

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com mais de 18 anos de experiência em gestão de e-commerce, nascido no começo da geração Y, a chamada geração do Milênio, Rodrigo Rio exerce hoje a função de E-commerce Manager da Philips do Brasil. No Fórum Indústria Digital ele chamou a atenção para a importância das indústrias conhecerem as gerações que são e serão consumidoras de seus produtos.

“Nas indústrias sempre surgem a pergunta, ‘eu devo vender direto pro consumidor ou não?’. Será esse o mindset digital que a gente tem que ter?”, questiona o executivo. 

Na visão de Rio, sempre surgem questionamentos como “Será que vou ter conflito com meu varejista?” e “Como me posiciono diante disso?”

A resposta dele é para que as indústrias se posicionem, sim, sobre o assunto.

“Nós do D2C que tocamos o e-commerce dentro de uma indústria, somos o grande laboratório. D2C é o nosso grande big data, onde a gente realmente conhece os nossos consumidores”, explica.

Na visão de Rio, os jovens hoje já nascem tendo familiaridades com tecnologias e sabendo facilmente mexer nos mais diversos gadgets. Portanto, as empresas precisam estar preparadas para esses consumidores.

Executivo fala com representantes das indústrias

Indústrias em busca de consumidores

Rodrigo Rio afirma que é importante se atentar ao que o seu concorrente está fazendo no digital. E o sentido dessa afirmação não é copiar o cliente, mas ver o que ele está fazendo para enxergar além disso. “Se a gente está atrás do que o cliente está fazendo, é preciso tentar ser igual para depois melhorar. Isso é melhoria contínua”, afirma o executivo.

Executivo fala com representantes das indústrias

Diferentes gerações

“Eu estou aqui na geração Y, geração do Milênio, mas quem vai começar a comprar a partir de agora é a geração Z. Quantos de nós estamos preparados para lidar com essa geração?”, questiona Rio. “Eles são totalmente digitais, nasceram na era do click”, diz Rio.

Executivo fala com representantes das indústrias

Mindset  Digital

Rio diz que o consumidor é único. E por mais que se tenha vários pontos de contato com o consumidor, é preciso sempre passar a mesma experiência em todos eles.

“É muito importante estar em todo o processo, porque a gente conhece melhor o nosso consumidor. Temos que saber cada vez mais sobre ele. Se somos da indústria e temos um D2C, podemos cobrir toda essa jornada com uma página transacional”, explica.

Na visão do executivo, as indústrias precisam estar sempre em um processo desintermediante. Não para substituir o varejo, mas para conhecer o consumidor.

apresentação de executivo em evento

E-commerce

A vida é volátil, na visão de Rio. Por isso, é preciso que as indústrias se preparem todos os dias para estar no mercado, superando seu concorrente. E nesta era do click, é necessário entender o que é mindset digital e buscar soluções que atraiam os consumidores.

“Mindset é pegar tecnologia e incorporá-la no seu negócio para que gere valor”, explica Rio.

Leia também: Tecnologia e novos perfis de profissionais são o segredo do e-commerce da Ambev

Executivo fala com representantes do setor

Por Rafael Chinaglia, da redação do E-Commerce Brasil.