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D2C: foco das empresas deve ser em pós-venda e Marketing para fidelizar

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Todos os negócios diretos ao consumidor (D2C) estão procurando se expandir. Isso significa que eles devem ter a capacidade de atrair clientes e trazê-los de volta para comprar mais mercadorias. As marcas estão se tornando maiores à medida que adquirem novos clientes e revisitam sua base de clientes. É a sua capacidade de marketing que os fortalece e apoia o sucesso.

Verifiquei com Calla Murphy, vice-presidente de estratégia digital da Belardi Wong. Ela disse que a melhor maneira de crescer é investir em novos canais de marketing. Ela ressalta que o custo por mil (CPM) do Facebook aumentou mais de 50% para seus clientes. Esses grandes aumentos de despesas limitarão a capacidade de uma marca de crescer rapidamente, a menos que considere opções como mala direta, CTV, áudio, TikTok, Pinterest ou outros canais que atraem seus clientes-alvo e ajustem o produto para impulsionar as aquisições. Qualquer um deles tem o potencial de produzir volume para o comerciante e um volume de vendas adicional substancial.

Claro, existem outras maneiras de aumentar o volume de vendas. As empresas podem abrir suas próprias lojas ou investir em novos canais de distribuição como Amazon ou outros relacionamentos de atacado ou até mesmo selecionar algumas lojas e vender diretamente para elas. Lojas como Macy’s e Nordstrom agora têm a plataforma para vender mercadorias D2C em seus marketplaces – gerando mais vendas para elas e para as marcas que participam.

Uma terceira maneira de as empresas expandirem e ganharem mais impulso de vendas é expandir seu sortimento e oferecer a seus clientes novos produtos e categorias. Por exemplo, a Warby Parker poderia complementar sua variedade de óculos com alguns produtos para aparelhos auditivos que aumentariam o tráfego da empresa. Exigiria um fonoaudiólogo em cada local, mas poderia ser uma adição viável e lucrativa.

Independentemente da estratégia de crescimento escolhida, as marcas devem ser implacáveis ​​e rigorosas em seus modelos de planejamento e previsão. Eles serão bem-sucedidos se suas previsões forem baseadas em seus dados mais recentes. Isso os ajudará a planejar o estoque e os recursos em torno das metas de planejamento de longo prazo.

Belardi Wong, a agência D2C consultada e mencionada acima, indicou que 68% de seus clientes relataram que vendas em fevereiro deste ano foram acima do ano passado, e houve 78% acima do ano passado em janeiro passado. Para 44% de seus clientes, as vendas de fevereiro ficaram acima do planejado e 46% de seus clientes D2C tiveram um aumento nas vendas totais em relação a janeiro.

A agência D2C Belardi Wong trabalha com grandes marcas como Made In, Lunya, Burton, Johnny Was e NAKED Cashmere. Uma olhada nas principais iniciativas que seus clientes estão buscando inclui a variedade de estratégias de crescimento mencionadas abaixo:

  • Adicionar canais de marketing adicionais em seu mix
  • Aumentar os gastos com marketing
  • Expandir o sortimento de produtos
  • Lançar novas parcerias
  • Abra mais lojas ou pop-ups
  • Aumente as promoções

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Fonte: Forbes