Logo E-Commerce Brasil

Cybersource completa 10 anos com a Visa e comemora crescimento acelerado no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Buscando acelerar seu crescimento e avançar em diferentes tipos de segmento de mercado, principalmente com o varejo digital e com a nova economia, a Cybersource, empresa da Visa, passou por várias evoluções nesses últimos anos e tem oferecido serviços digitais baseados em nuvem para pagamentos eletrônicos, além de soluções inovadoras conforme às necessidades brasileiras. Tudo para garantir mais segurança e cada vez menos fricção nas transações digitais – cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e empreendedor do país. A empresa mais que dobrou seus clientes entre 2017 e 2019 e, mesmo com a pandemia, só neste primeiro semestre de 2020, registrou crescimento de vendas de quase 47% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

As compras no mundo virtual vieram para ficar – sejam por apps, e-commerces ou assinaturas de serviços, e deverão seguir em um movimento crescente mesmo no pós-pandemia. “O volume de pagamentos digitais realizados com cartões Visa, quando comparados os meses de janeiro e junho de 2020, aumentou 11% no e-commerce, crescendo também o ticket médio dessas transações em 12%. Ou seja, mais pessoas passaram a comprar no mundo online e aumentaram o valor gasto em suas compras nesse período. E essa é uma tendência. Por isso, precisamos seguir nessa toada, garantindo a proteção e melhor experiência de compra e venda online”, explica Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções para o Comércio da Visa do Brasil.

Leia também: Como garantir uma compra segura e de boa experiência no e-commerce do futuro

Em seu plano de aceleração de crescimento, criado em 2017 e focado nos cinco anos seguintes, a empresa redesenhou toda sua organização, reviu seus canais de distribuição, fortaleceu parceiros e, principalmente, adaptou-se de acordo com as particularidades brasileiras, como boleto, pagamento parcelado e dos cartões múltiplos com débito e crédito juntos.

“A Cybersource hoje comemora seu crescimento em termos de soluções oferecidas, segmentos atendidos e alcance de mercado. Através de integrações com plataformas e demais parceiros, conseguimos ter uma grande capilaridade e oferecer nossas soluções a uma variedade de clientes. E quanto mais se intensificam as transações digitais, mais imprescindíveis se tornam esses serviços”, completa Pantaleão.

Um dos grandes responsáveis pelo crescimento da empresa foi o Decision Manager – o maior radar de detecção de fraudes do mundo, que utiliza 260 variáveis para analisar cada transação de e-commerce, analisando qualquer operação realizada com cartões no mundo online. Aliado à ele, o protocolo de autenticação 3DS 2.0 trouxe 10 vezes mais dados sobre a transação de pagamento online para que a tomada de decisão do emissor fosse mais assertiva, permitindo a entrada com segurança do cartão de débito online no e-commerce. Ambas as soluções têm contribuído para o aumento de conversão de vendas e para uma melhor experiência de compra para o consumidor.

Em 2019, as transações tokenizadas triplicaram no Brasil graças ao apoio da indústria para aumentar a adoção da tecnologia nos estabelecimentos comerciais online. No ano passado, essa foi uma das grandes apostas da Cybersource, com a implementação do Token Management Service, que trouxe uma série de benefícios, como uma camada extra de segurança fim a fim e a atualização automática das credenciais de pagamento e a criação de novas experiências de comércio online, gerando mais engajamento dos consumidores digitais.

A solução tornou possível armazenar de maneira segura os dados do consumidor como nome, endereço de cobrança e entrega e dados de pagamento. No caso dos pagamentos recorrentes, toda vez que o cartão do portador expirar, graças ao Token Management Service, a atualização do novo cartão acontece automaticamente. A ferramenta será um grande avanço para os pagamentos digitais nos próximos anos, com a chegada da internet das coisas e das transferências instantâneas.

Junto a isso, outras soluções que a Cybersource oferece, como o Gateway de Pagamento, têm facilitado desde então o “go to market” de muitas empresas, entregando uma experiência diferenciada de pagamento digital, ajudando a chegada de novos players, como credenciadores, fintechs, marketplaces e facilitadores de pagamento.