Logo E-Commerce Brasil

Customer Success é fundamental para qualquer empresa, afirma gerente da MindMiners

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Que o cliente tem que ser prioridade em qualquer gestão de negócio, isso não é novidade. Porém, com o consumidor mais exigente, as empresas têm visto a necessidade crescente de investir em tecnologia, como nas áreas de Customer Success e Customer Experience.

“A Área de CS, por exemplo, pode ser uma área estratégica fundamental de uma empresa”, afirma Diego Azevedo. Ele é Gerente de Operações na MindMiners e gerencia os processos de vendas, atendimento, Customer Success e Account Management.

O objetivo, segundo Diego, é sempre garantir a qualidade dos processos, monitoramento, treinamento do time e análise da sua eficácia. Ele afirma que o fundamental é sempre pensar em novas soluções para diminuir o custo ou aumentar a receita das operações.

A afirmação de Diego Azevedo foi feita durante o Rampup Tour, em São Paulo.

Leia também: Evento discute o cenário atual do setor de B2B no país

Vendas

Quem lida com vendas, sabe que o caminho a ser percorrido passa por várias etapas. É preciso gerar o interesse, educar o cliente sobre a importância do seu produto, converter o interesse em uma venda. O funil de vendas pararia exatamente aqui.

Porém, para garantir a recorrência, é preciso gerar adoção da sua marca e a expansão para outros produtos.

Não precisa ser um Elon Musk [da Tesla], mas dá para sair do tradicional e ser inovador”, afirma Diego. Ele afirma que renovar uma empresa, também significa expansão. Ou seja, “quanto mais reter e renovar contratos, mais a gente garante nosso crescimento”, destaca.

Customer Success – Relacionamento com o cliente

Diego falou, ainda, da estratégia para uma jornada eficiente. “Uma estratégia de jornada, um passo a passo que o cliente tem que fazer, precisa estar disponível para ajudá-lo”, revela. 

Quando se fala em atendimento, não há uma regra. Não é tão fácil ou simples. “Tem que estudar o cliente e entender o que eles estão querendo para aumentar a expansão”, complementa, Diego.

Desenvolver um bom relacionamento é fundamental para o cliente não esquecer de você. Isso, porque, ele quer ser ouvido. Para uma experiência bem sucedida com o cliente, é preciso alinhar as expectativas para não gerar frustrações. Portanto, os clientes têm que saber os passos que as empresas vão dar. 

Para isso, é necessário escalar o treinamento do time e do atendimento que será feito.