Existem inúmeros meios de aumentar a lucratividade do seu negócio online, e você com certeza já ouviu falar de muitos deles: SEO, produção de conteúdos, anúncios e, sem exagero algum, a lista só cresce. Não há como negar a efetividade de tudo isso, mas também não se pode ignorar que a maioria dessas estratégias está embasada em um único fator: aumentar o seu tráfego.
As técnicas de otimização da taxa de conversão vão justamente na contramão disso, já que o propósito central do CRO é aumentar a conversão sem a necessidade de aumentar o tráfego. É claro que é possível potencializar seus resultados se combinar o aumento de tráfego com uma rotina de testes e hipóteses. Aliás, é considerando esses pormenores que a Nerau CX disponibilizou um guia completo de CRO. No material, você encontrará desde noções básicas de Conversion Rate Optimization até exemplos detalhados de cases que demonstram as técnicas em prática:
- Básico: otimize sua taxa de conversão;
- Pesquisa: descubra as métricas que realmente importam;
- UX/CX: otimize a experiência do usuário;
- Otimizações que impactam e-commerces: do pré ao pós-compra.
Chevrolet, Morena Rosa e CBN são exemplos de empresas que utilizaram o CRO para aumentar a receita de seus sites. Observar os dados quantitativos e qualitativos relevantes para seus negócios foi um diferencial e tanto para direcionar as etapas que viriam a seguir nesses casos.
10 métricas para ficar de olho
Por mais que você não saiba os detalhes, já deve ter ouvido que o CRO é um trabalho cíclico. Uma rotina de diagnósticos, análises, hipóteses e testes na busca por mais lucratividade. Tudo tem início com a definição das métricas que realmente importam, mas é claro que esses dados podem variar de acordo com o seu negócio. Ainda assim, os primeiros passos são aqueles capazes de despertar perguntas para que a coleta de dados qualitativos aconteça. Em todo caso, é pertinente atentar-se às seguintes métricas:
1 – Interações por visita: quantas vezes o usuário interage com o seu site após o acesso;
2 – Leads gerados: quantos leads (dados de contato) você captou no período;
3 – Taxa de novas conversões: quantos usuários de primeiro acesso realizaram compras;
4 – Taxa de conversão de visitantes recorrentes: quantos usuários voltaram para comprar no seus site, sejam eles clientes antigos ou novos que precisaram de dois ou mais acessos para a tomada de decisão;
5 – Custo por aquisição: quanto custou para gerar cada venda;
6 – Valor médio do pedido: quanto cada cliente gastou em média no seu site;
7 – Taxa de retenção: quantos clientes voltaram para comprar novamente;
8 – ROI (Return on Investment): retorno sobre o investimento. Quanto você ganhou para cada real investido;
9 – Taxa de rejeição: quantos usuários acessaram seu site e saíram sem acessar outras páginas ou passaram pouco tempo nelas;
10 – Páginas de saída: em quais páginas o usuário abandona seu site (exemplo: carrinho, página de produto, checkout).
Entenda que essas métricas não respondem nenhuma pergunta. Elas não são o ponto final, nem a solução para o CRO. Na verdade, elas são apenas o ponto de partida para fazer as perguntas certas sobre como melhorar sua taxa de conversão.
Com esses questionamentos em mãos, você sabe o que fazer? Confira o guia definitivo de CRO da Nerau CX e descubra as próximas etapas deste ciclo capaz de alavancar suas vendas e potencializar sua lucratividade.
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