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CRO na Black Friday: como preparar seu e-commerce para a data?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Você já deve ter ouvido falar de CRO – Conversion Rate Optimization. Se a sigla não for familiar para você, é possível defini-la como um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas de modo cíclico para fazer justamente o que o nome diz: otimizar a sua taxa de conversão.

Com a Black Friday chegando, é de extrema importância observar quais pontos precisam de mais atenção para que seu e-commerce esteja preparado para a data. Por mais que o CRO seja um processo cíclico, existem estratégias de algumas etapas desse ciclo que podem ser postas em prática pontualmente. Quer saber o que fazer desde já? Vamos lá.

Sem estoque? Sem conversões

O primeiro ponto que você deve observar não necessariamente é uma técnica de CRO. Mas nem por isso é menos relevante. Preste atenção à disponibilidade do seu estoque. Como o foco da Black Friday acaba sendo o investimento em mídia, é muito comum dar atenção demasiada aos anúncios e esquecer uma coisinha essencial: você precisa transformar esse esforço todo em vendas.

De que adianta investir pesado em atração de tráfego para a data se parte importante do seu público se frustrar com a falta de produtos no seu e-commerce? Aliás, existe frustração maior do que ser impactado por mídia paga, acessar a loja e não encontrar o produto ou promoção prometida no anúncio clicado? Quando o assunto é Black Friday, com certeza não. De nada adianta otimizar seu e-commerce e dar bobeira logo nisso: estoques escassos ou grades incompletas podem anular totalmente o seu empenho para a data.

Pode parecer simples, mas tanto este quanto o próximo ponto são cruciais para que o seu negócio saia na frente de verdade durante o período mais esperado do ano.

Fuja da “metade do dobro”

Não precisa nem dizer, né? Se tem algo para competir pelo topo do pódio da frustração é justamente isso: descontos irreais. Não subestime o seu público. Ainda mais numa data como a Black Friday, em que todos os holofotes estão voltados para elas, as promoções.

O contexto acaba influenciando diretamente no comportamento do usuário: todo mundo faz mais pesquisas sobre o que deseja comprar e o hábito comum é acompanhar os preços de produtos desejados desde bem antes da Black Friday em si.

Obviamente, o ápice é a data. Mas, certamente, o seu público já está de olho nas suas promoções há algum tempo. Se você está preparando o seu e-commerce para oferecer descontos, que sejam reais. Do contrário, melhor pensar em outras estratégias que tenham alguma vantagem ou benefício de verdade para seus consumidores.

Mas o que isso tem a ver com CRO? Subestimar seu público pode impactar negativamente suas conversões, de um jeito que você nem imagina. Aliás, de um jeito que pode ser difícil de reverter.

Você tem uma equipe interna focada em conversão? Agora vamos falar de alguns pontos em que um time de CRO poderia te ajudar diretamente.

Vai fazer algo novo? Teste. Sempre teste

Você pode ter elaborado as mecânicas promocionais mais incríveis que o seu e-commerce já fez. Se não funcionarem, de nada adianta. Por isso: sempre teste tudo com antecedência. Antes do “pra valer”, teste no seu e-commerce se todas as regras das promoções que serão anunciadas estão funcionando corretamente. Os cupons de desconto estão realmente habilitando os descontos? Descobrir problemas desse tipo durante o andamento de uma campanha pode, literalmente, custar caro.

É impossível falar em conversão sem falar de experiência. E frustrações impactam negativamente justamente o quê? A experiência do usuário. Não existe fórmula mágica para converter mais, mas essa fórmula aqui não tem erro: se há frustração na experiência, não há conversão.

Não cometa o erro de deixar para corrigir problemas já com a Black Friday rolando. A menos que queira desperdiçar – além de investimento – várias oportunidades de venda. É óbvio que ninguém deseja isso, não é mesmo?

Toda vantagem existe para estar em evidência

Mais que apenas destacar promoções, facilite o acesso a qualquer benefício específico da data. Dê visibilidade aos produtos participantes da campanha de Black Friday, evidencie condições vantajosas de frete grátis, enfim, encurte o caminho para a conversão.

Quais são os diferenciais do seu e-commerce para o período? Você não está sozinho. A concorrência também está se preparando, planejando tanto quanto você. É nesse momento que o seu negócio precisa enfatizar benefícios únicos.

Por que alguém teria seu e-commerce como primeira opção? Por mais que a resposta seja clara, ela precisa estar escancarada, acessível ao usuário. Se é necessária uma caça ao tesouro para encontrar as vantagens que você oferece, há algo muito errado com a experiência que você está propondo.

Pense na organização das informações do seu e-commerce e na comunicação dos benefícios que estão sendo oferecidos para a data. Não basta se preocupar apenas com “o que” está sendo evidenciado; lembre-se de dar atenção a “como” você está enfatizando suas vantagens. Sem equilíbrio nessa balança, seus esforços para a Black Friday podem render resultados muito aquém do esperado.

Promoções limitadas: o clássico que funciona

Já que estamos falando de evidenciar o que realmente importa durante o período de campanha, é impossível não tocar neste assunto: escassez.

Tudo bem que é uma estratégia conhecida, mas é conhecida justamente porque dá certo. Se suas promoções são específicas para a Black Friday, uma informação precisa estar muito clara para o usuário: os benefícios que ele está vendo no seu e-commerce durante a campanha têm prazo para acabar.

Destaque o tempo limitado para as vantagens disponibilizadas no período e acelere o processo de decisão de compra. Como pode haver muita coisa para enfatizar durante a Black Friday, é interessante direcionar toda ênfase à conversão. Entender o comportamento do usuário até aí é essencial para não criar desvios em vez de encurtar o caminho.

Aliás, a organização de tudo que diz respeito à Black Friday no seu e-commerce não é tarefa fácil. Vamos detalhar alguns pontos de atenção quanto a isso a seguir.

Concentre as vantagens de Black Friday em um só lugar

Em vez de criar vários caminhos para a conversão, reúna os produtos e benefícios da campanha de Black Friday em um único lugar do seu e-commerce. Além de facilitar o direcionamento do público alcançado por mídia paga, ter uma página específica – com uma comunicação apelativa para as vantagens – pode contribuir e muito para o que mais importa: a conversão.

Crie um local sem distrações para destacar a venda dos itens de Black Friday. Com isso, você diminui a possibilidade de evasão e consegue customizar um espaço específico, especialmente para a campanha.

Com uma equipe de CRO trabalhando junto do seu time, você pode contar com a ajuda do departamento de Planejamento – para auxiliar na elaboração das estratégias de campanha; além do departamento de UX – para auxiliar na construção da melhor experiência para o usuário; e do departamento de UI – para personalizar o layout dessa página específica de Black Friday. A Nerau CX é um exemplo de time de CRO com especialistas focados em conversão, com diversos cases de sucesso em vários segmentos.

Leve seu público à “sua” Black Friday

Você não precisa mudar seu e-commerce inteiro para a data, mas – já que é interessante criar um espaço adequado para concentrar suas melhores promoções do ano – é bom deixar bem claro “onde” estão reunidas as suas vantagens para a Black Friday.

A adição de um banner fixo, em todas as páginas do seu e-commerce, é mais que o bastante para “avisar” usuários que cheguem à sua loja por outra página que não seja a home, por exemplo, sobre os benefícios que você está disponibilizando no momento.

Assim, tanto seus esforços com mídia paga quanto seu público que chega via tráfego orgânico serão recompensados com a visibilidade total das suas promoções. Ou seja, todos vão chegar onde você precisa que cheguem, e a probabilidade das ações esperadas se concretizarem será muito maior.

Do checkout à conversão, existe algum obstáculo?

Não pense que a conversão está garantida no checkout. Se houver algum empecilho ainda nesta etapa, seus esforços até aqui podem ter sido em vão. Atente-se a um detalhe de extrema importância: no período da Black Friday, é natural um volume maior de acessos. Seu e-commerce está preparado para isso?

Com mais acessos, é comum que erros inesperados aconteçam e impactem negativamente a campanha que você tanto preparou. Por isso, vale repetir: teste tudo com antecedência.

Tenha certeza de que o processo de checkout está claro, simples e fácil. Além disso, faça o possível para identificar e corrigir erros relacionados aos meios de pagamento que você disponibilizar. Do começo ao fim do processo, garanta que tudo estará funcionando na data tão esperada.

Precisa de ajuda com toda essa preparação?

Com as demandas internas do seu negócio, qualquer preparação fica muito mais fácil se você tiver uma equipe te auxiliando em tudo que diz respeito à conversão no seu e-commerce. A Nerau CX é um time de CRO que pode te ajudar nos preparativos para otimizar a sua taxa de conversão durante a Black Friday. Converse com a equipe e descubra como você pode aumentar sua lucratividade com o seu investimento atual.

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