Logo E-Commerce Brasil

Cresce uso de e-commerce e débito na América Latina e no Caribe, indica Visa

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As transações online na região América Latina e Caribe, em relação ao total de transações Visa, cresceram cinco pontos percentuais em dezembro de 2020 na comparação com dezembro de 2019 (ano anterior à pandemia de Covid-19), indicando um aumento no uso do e-commerce por parte dos portadores de cartão da região durante a pandemia.

Os dados fazem parte da análise realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA). A análise também sinaliza uma alta na adoção do débito na região, onde a penetração das transações de débito, ou seja, o percentual desse tipo de transação em relação ao total de transações Visa, cresceu quatro pontos percentuais em dezembro de 2020 ante dezembro de 2019.

“A análise mostra um aumento no uso do e-commerce e de transações de débito por parte dos consumidores da América Latina e do Caribe, sinalizando uma maior adoção de pagamentos digitais durante a pandemia se comparada ao período anterior à Covid-19)”, comentou Javier Vazquez, head da Visa Consulting & Analytics para a região América Latina e Caribe.

“Os pagamentos digitais são uma rampa de acesso para a inclusão financeira e digital, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo. Insights sobre as tendências de pagamento combinados ao know-how da Visa ajudam o ecossistema de pagamentos a entender as preferências do consumidor neste momento crucial, e a priorizar iniciativas e incentivos para estimular a adoção dos pagamentos digitais por pessoas e empresas em todos os mercados”, complementa Vazquez.

Produtos digitais no e-commerce

A análise também identificou que, em dezembro de 2020, o número de transações de produtos digitais realizadas pelos portadores de cartão da região América Latina e Caribe foi duas vezes maior do que em dezembro de 2019.

Essas transações incluem compras relacionadas a jogos, aplicativos, filmes, streaming de TV e e-books. Os países da região que registraram os maiores aumentos anuais no número de transações de produtos digitais foram México, Bolívia e Honduras.

Metodologia

A análise é realizada com base nos dados transacionais da VisaNet de dezembro de 2019 a dezembro de 2020, comparando o número de transações durante o período e no país especificado.

A análise inclui os seguintes países e territórios na região América Latina e Caribe: Anguilla, Antígua e Barbuda, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Bolívia, Brasil, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia , Costa Rica, Curaçao, República Dominicana, Ilhas do Caribe Holandês, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, St. Maarten, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens dos Estados Unidos e Uruguai.

Leia também: 32% dos brasileiros pretendem comprar no Dia do Consumidor, revela Social Miner