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Cresce preferência de brasileiros por lojas internacionais na Black Friday

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Mesmo às vésperas da Black Friday, os consumidores já estão de olho nas promoções oferecidas pelas lojas internacionais. Essa demanda também tem sido impulsionada pelas mudanças recentes na legislação que eliminam o imposto federal de importação para compras online de até US$ 50, que prometem abrir novas oportunidades de compras internacionais. É o que demonstra os dados da pesquisa feita pela Ecglobal.

Logo da empresa Shein com carrinho de compras a frente.
(Imagem: Reuters)

Entre 2021 e 2023, houve crescimento constante também no mercado brasileiro. A Shein, por exemplo, foi incluída apenas a partir de 2022 no estudo da Black Friday, apresentando um impressionante avanço de 13 pontos percentuais em 2023. Esse sucesso pode ser atribuído, em parte, à conexão emocional que os consumidores brasileiros criaram com a marca, posicionada como a primeira colocada na categoria de Loja de Departamento (Vestuário), de acordo com o levantamento da Net Love Score (NLS), que ranqueia as marcas que mais conquistaram os consumidores.

Gráfico com linhas que demonstram o crescimento da Shopee e Aliexpress busca na Black Friday.
Interesse pelas marcas na Black Friday ao longo dos anos (Imagem: Ecglobal)

Marcas como a Shopee e o AliExpress também têm conquistado espaço entre as mais buscadas na Black Friday. A eliminação do imposto federal de importação para compras online de até US$ 50 torna o cenário mais promissor para essas marcas internacionais.

Antes da nova lei, todas as remessas internacionais eram taxadas em 60%, Agora, todas as compras têm um ICMS fixo de 17%, tornando as compras de produtos internacionais atraentes e acessíveis para os consumidores brasileiros.

Em nota, a Shoppe informou que como 90% das vendas pela plataforma são feitas por vendedores brasileiros, não é possível afirmar que esse crescimento se deve à mudança na taxação de produtos importados.

Procura por lojas físicas

A pesquisa também apontou que há espaço para as lojas físicas, especialmente entre os consumidores com mais de 55 anos. A análise dos dados revelou que, apesar da predominância de compras online, há uma queda da escolha por canais offline para pesquisa de produtos nesse grupo etário, que tem menos conexão com ofertas em lives/programas, sites de marcas e cadastros em sites especializados.

Adriana Rocha, co-CEO e fundadora da Ecglobal, apontou que “ao entender melhor como funciona os hábitos de compras para cada faixa etária, é possível criar oportunidades de atrair e envolver esse público por meio de estratégias direcionadas e experiências personalizadas. Os compradores entre 44 e 55 se destacam na preferência por sites de buscas, cadastro em sites especializados e sites de comparação de preços e de marcas.”

A pesquisa também mostrou alta demanda por aparelhos eletrônicos, principalmente celulares para a data. A preferência pela compra de eletrônicos de uso pessoal chega a 62% no online, seguido de roupas (46%) e produtos de beleza (37%). Os eletrônicos (69%) compõem o grupo de categorias preferidos dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday, com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).

Fonte: Mercado & Consumo