Logo E-Commerce Brasil

Cresce o trabalho dos empreendedores no Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O país mais empreendedor do mundo, segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor) é o Brasil, onde o número de empreendedores individuais (5.720.194) já superou o número de micro e pequenas empresas (4.777.069) e o trabalho por conta própria está no auge, já seja no comércio ou no serviço, inclusive como freelance profissional.

Ser o próprio chefe, trabalhar para si mesmo e levar adiante um projeto próprio é muito tentador para quem não quer um trabalho com carteira assinada e com horários rígidos.

Inclusive os profissionais, que não necessariamente têm um empreendimento relacionado com a venda de um produto, valorizam a possibilidade de trabalhar sem sair de casa, por projetos, com a liberdade e a variedade que isso oferece, em comparação com uma empresa na qual o trabalho pode chegar a ser mais monótono ou repetitivo.

O Brasil, onde o trabalho por conta própria não para de crescer, ficou em primeiro lugar como o país mais empreendedor, segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Três de cada dez adultos brasileiros entre 18 e 64 anos têm um negócio ou participam na criação de uma empresa e o número de empreendedores individuais (5.720.194) já superou o número de micro e pequenas empresas (4.777.069).

Se a ideia for abrir um negócio próprio e/ou comercializar um produto, se recomenda fazer um estudo do mercado. Se não houver recursos para fazer isto de maneira profissional, é possível visitar os lugares onde o produto é comercializado ou similares, ver o que se vende, o que está em falta e o que é preciso, para adaptar a oferta ao que o consumidor estiver buscando.

Em média, o microempreendedor brasileiro trabalha sozinho ou tem um empregado. O faturamento anual é de R$ 60 mil e goza de uma carga tributária reduzida.

O profissional que quer trabalhar como freelancer, por outro lado, deve se dar a conhecer e encontrar os seus clientes. Em um princípio, isto pode ser difícil: fazer-se valer, chegar a empresas importantes e ter trabalho frequente ou contínuo não se consegue tão facilmente.

Ser empreendedor, em suma, é uma opção que cresce tanto no Brasil como a nível mundial e que dá lugar a comerciantes e profissionais com projetos que podem ser muito diferentes, mas têm um objetivo comum: trabalhar pelos próprios sonhos e não pelos dos demais, como diria Steve Jobs.

Fonte: Toptal