Logo E-Commerce Brasil

Cresce número de mulheres que compram online

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, IBOPE Mídia revela hábitos de consumo da mulher brasileira.

O levantamento é baseado nas informações da ferramenta Target Group Index e mostra que 69% das brasileiras fizeram compras nos últimos 30 dias. Pelo menos 84% delas preferiram lojas de rua aos shoppings (60%).

Cerca de 18% das mulheres fizeram compras pela internet. Foi um aumento expressivo se comparado ao resultado da pesquisa feita em 2010, quando apenas 10% delas afirmaram ter feito compras pela internet. Esse índice, entre os homens, que tradicionalmente fazem mais compras eletrônicas, foi de 24%.

Entre as mulheres que foram às compras nos últimos 30 dias, em lojas físicas ou virtuais, 79% compraram roupas femininas, 61% calçados, 44% roupas para homens e 40% roupas para crianças e bebês. O gasto médio das compras foi de R$ 190,83.

Ao explicar seus hábitos de consumo, as mulheres destacam que sempre procuram ofertas e descontos (82%), que vale a pena pagar mais por produtos de higiene pessoal de boa qualidade (80%), que são fieis à marca quando gostam do produto (70%), que planejam a compra de produtos caros (68%) e que costumam experimentar novas marcas (50%).

O estudo foi realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos. Para este levantamento específico, foram consideradas as respostas de mulheres e homens com 18 anos ou mais, obtidas entre agosto de 2009 e julho de 2010.

“A mulher contemporânea pesquisa os melhores preços, quer estar em dia com moda e estilo, cuida da saúde e estética, além de fazer o que for preciso para proteger sua família. Estamos diante de uma “supermulher”, que preza pela praticidade e que concede espaço em seu dia a dia para produtos que venham ao encontro de suas necessidades, que são muitas”, afirma Dora Câmara, diretora Comercial do IBOPE Mídia.

Fonte: AdNews