Logo E-Commerce Brasil

Correios testa serviço de AR eletrônico em tempo real

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os Correios realizam desde outubro, em 21 agências na cidade de São Paulo, o teste-piloto do novo serviço adicional de Aviso de Recebimento Eletrônico (e-AR). O projeto é um redesenho do Aviso de Recebimento tradicional, que hoje possibilita, mediante o preenchimento de formulário próprio, comprovar para o remetente a entrega do objeto e quem o recebeu. O serviço atualmente é realizado nas modalidades Convencional e Digital.

No novo modelo, utiliza-se uma plataforma sustentável, com a proposta de comprovar e informar a entrega eletronicamente ao cliente (remetente), por meio da captação da imagem do formulário com assinatura (o aceite) do objeto pelo destinatário. Ao mesmo tempo, o cliente remetente tem a garantia de receber informações relativas ao recebedor do objeto em tempo real.

Entre as vantagens do novo sistema está a supressão dos formulário físicos e a redução dos processos manuais decorrentes do tratamento e da distribuição de objetos qualificados, reduzindo custos da área operacional e diminuindo o tempo de atendimento em relação ao AR Convencional nas agências dos Correios.

Piloto – São Paulo foi escolhida porque todos os distritos postais do município contam com smartphones no processo de distribuição. Nessa primeira etapa, o Aviso de Recebimento Eletrônico está disponível para os clientes de varejo, nas postagens de encomendas e mensagens e as informações emitidas podem ser consultadas em smartphones, tablets e desktops, com a opção de impressão pelo próprio cliente.

Após o término do piloto, os resultados serão avaliados para realizar a expansão do serviço para todo o país.

Fonte: Blog dos Correios