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  Redação E-Commerce Brasil

Correios começam a exigir nesta terça-feira nota fiscal no despacho de encomendas

Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O início de 2018 trará mudanças para o e-commerce: a partir desta terça-feira (2), os Correios passarão a exigir a inclusão de nota fiscal para despachar mercadorias, que deverá ser afixada na parte externa do produto. A nova orientação foi divulgada na página oficial da estatal e noticiada primeiro pela Mandaê.

No caso de o lojista ser enquadrado como não contribuinte (MEI) – e estar liberado de emitir nota fiscal -, precisará preencher o formulário de declaração de conteúdo disponibilizado pelos Correios.

Segundo o comunicado, a responsabilidade de inserir a nota fiscal na mercadoria é do remetente. Caso ele não siga a nova determinação, terá a postagem recusada.

Com esse novo cenário, operadores de e-commerce que dependem da estatal devem, no próximo ano, emitir notas fiscais para todas as mercadorias vendidas e preparar o sistema operacional da loja virtual para evitar problemas no despacho.

O ideal é que a nota fiscal ou a declaração de conteúdo seja colocada dentro de um saquinho plástico transparente afixado no exterior da caixa, que protegerá o documento fiscal durante o transporte. Além disso, o lojista deve posicioná-lo com o código de barras virado para cima para facilitar a conferência da mercadoria no momento de despacho.

Vale enfatizar que, sem anexar o documento fiscal ou a declaração de conteúdo, não haverá despacho, o que prejudica o fluxo de vendas, gerando lentidão no processo e insatisfação por parte do cliente.

Confira o comunicado oficial dos Correios aqui.

Marcela Gava é jornalista especializada em produção, edição e revisão de conteúdo multimídia. Possui experiência em periódicos segmentados e comunicação B2B. Integra a equipe de conteúdo da Mandaê, escrevendo sobre e-commerce, logística e empreendedorismo.

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17 comentários

Comentários

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  1. O E-commerce onde trabalho utiliza PLPs do SIGEP, mesmo assim as notas devem ser afixadas fora da embalagem? Atualmente afixamos somente as notas nos pedidos a partir de R$500.

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  2. Nossa quanta exigência ciente de que não cumpre um terço das datas para entregas e sempre com atrasos. O certo era fechar todas as agências dos Correios e colocar outras concorrentes ex:Fedex e entre outras que trabalha no meio logístico.
    E sempre com desculpas falta de seguranças a área é perigosa aff.

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  3. É muita frescura se os proprios correios estão numa desorganizacao que só. Comprei um gabinete pequeno pelo sedex, chegou na minha cidade que fica no interior de SP e foi para outra cidade no litoral e no dia srguinte voltou para minha cidade. E com 2 dias de atraso. E depois põem a culpa de muitas entregas.

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  4. QUER DIZER QUE OS CONSUMIDORES VÃO SE FERRAR COM ESSA NOVA REGRA? SE NÃO VIER POR FORA DO PACOTE A NOTA FISCAL NÓS VAMOS NOS DANAR? TEM QUE PRIVATIZAR ESSA EMPRESA MESMO.

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  5. O correio deveria se preocupar com sua eficiência e não com o sistema tributário. Compro mercadoria na China. Chega a Holanda em uma semana. No mesmo dia eles processam e re-despacham a mercadoria. Em 12 a 15 dias está no Brasil.
    Curitiba leva 15 a 30 dias para liberar. É o nosso eficiente correio leva de 30 a 60 dias pra disponibilizar a mercadoria a você.
    Imaginem quem no mundo compraria algo do Brasil com tanta celeridade.
    Correios- cuide do que é seu melhor que ficaremos mais contentes

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  6. Pessoal, pelo que vi, só serão afetados aqueles que utilizam Mercado Envios. É só parar de usar o Mercado Envios e cobrar o frete do cliente. Dessa maneira você despacha nos correios sem aquela etiqueta do Mercado Envios com código de barras e não vão te pedir nota.

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  7. Que absurdo, esse país não vai pra frente NUNCA. Governo só quer arrecadar para tapar os furos e inventam essa…surreal…fora os extravios e roubos agora, com todo produto discriminado conteúdo. Ninguem pensa como um todo nessa bosta de governo, de país. Privatizem logo!

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