Os Correios lançaram, em coletiva de imprensa online na tarde desta quarta-feira (15), três novas soluções de comunicação digital: Entrega Digital, AR Eletrônico e e-Carta Fácil. Segundo o órgão, o objetivo é facilitar a vida das pessoas que, cada vez mais, precisam ficar em casa e continuar a resolver questões do dia a dia. É uma forma de agregar os serviços físicos existentes com soluções digitais, apostando na multicanalidade.
Entrega Digital
Com a Entrega Digital, empresas, bancos, instituições públicas e privadas que precisam enviar boletos, contas, extratos, faturas, notificações — e que já fazem isso fisicamente pelos Correios — poderão também disponibilizar a seus clientes esses comunicados no formato digital.
Por meio da nova funcionalidade “Minhas Mensagens”, no aplicativo dos Correios, o usuário poderá acessar o espelho digital do que recebe fisicamente na caixa de correio da sua casa, segundo os Correios.
De acordo com os Correios, as empresas vão poder impactar os clientes das duas formas, sem custo adicional para quem envia ou para quem recebe.
O órgão ressalta que o serviço é diferente de mensagens por email, pois a entrega é verificada presencialmente e autenticada por acesso, sendo que somente o destinatário poderá ler a mensagem. O serviço também é diferente do telegrama online, que continua ativo.
Aviso de Recebimento (AR) Eletrônico
Outra novidade é Aviso de Recebimento (AR) Eletrônico. Com ele, é possível consultar na página de rastreamento no site dos Correios a foto da etiqueta que confirma o recebimento do objeto, imediatamente após a entrega.
Segundo os Correios, o serviço elimina a necessidade da lista física, uma vez que os dados passam a ser gravados em uma plataforma digital certificada. Consequentemente, a solução também reduz custos operacionais, gastos com armazenamento e recuperação de dados. Além disso, vai acelerar o aviso de recebimento, sem retorno do comprovante físico.
Assim que o destinatário recebe a carta ou encomenda, é gerada uma chave compartilhada para geração de certidão conjunta, com a qual é possível verificar o status no site dos Correios. O órgão também ressalta que o AR físico continua disponível por enquanto.
e-Carta Fácil
Já a proposta do e-Carta Fácil, é tornar mais prático o envio de cartas comerciais para pequenas e médias empresas de todo o país. Pelo mesmo custo de uma e-Carta, a postagem é realizada pela internet e impressa nos centros de digitalização e impressão dos Correios.
Além de reduzir o prazo de distribuição, o serviço traz a vantagem de poder ser postado 24 horas por dia. Também podem ser somados a ele serviços adicionais, como Rastreamento, Aviso de Recebimento Eletrônico e Mão Própria.
Os Correios sabem que ainda existe necessidade de comunicação física, pois milhões de pessoas que não estão no meio digital. Na plataforma tradicional, o remetente vai até a agência e produz a carta. Com o novo serviço, não será necessário se deslocar.
O e-Carta Fácil poderá ser utilizado para documentos jurídicos que precisam de assinatura, por exemplo, porque também terá registro e aviso de recebimento eletrônico, como uma carta tradicional, inclusive com interfaces disponíveis.
Ainda não é possível emitir boletos de pagamento pelo serviço, pois é necessário formulário com código de barras. Porém, os Correios afirmam que a solução será lançada em breve.
Sem custo adicional
Os novos serviços estarão disponíveis a partir de segunda-feira (20) no site do órgão e no aplicativo dos Correios para celulares Android e, em breve, para iOS. Segundo os Correios, as empresas vão começar a comunicar seus clientes sobre a disponibilidade dos serviços, sem nenhum custo adicional.
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil