Logo E-Commerce Brasil

Correios inicia operação de logística entre portos no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os Correios começaram, neste mês de junho, o piloto de transporte por cabotagem marítima, a navegação entre portos do país. Cerca de 430 toneladas de material do Programa Nacional do Livro Didático – FNDE/Ministério da Educação foram postadas. O primeiro desembarque de parte da carga ocorreu na quarta-feira (23), em Salvador (BA).

Segundo os Correios, os cargueiros estão em navegação pela costa brasileira, para também realizar o desembarque nos portos de Suape (PE), Mucuripe (CE) e Manaus (AM). Esta operação marca o ingresso da empresa nessa modalidade de transporte.

Correios

A logística consistiu na coleta da carga nas instalações das editoras/gráficas, localizadas em São Paulo, e o deslocamento ao porto de Santos (SP). Após o desembarque nos portos brasileiros, a carga será disponibilizada aos centros logísticos dos Correios em cada capital e redistribuída para entrega às escolas e secretarias de educação.

Ainda de acordo com a estatal, o modal marítimo oferece várias oportunidades, tais como: maior segurança da carga – com diminuição dos índices de avarias e delitos –, redução de custos operacionais, além de ganhos de eficiência energética, ambiental e geoeconômica.

Segundo o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, a estatal avaliará a performance e a possibilidade de ampliação da modalidade em outras operações logísticas. “O uso da cabotagem reforça o compromisso dos Correios com a sociedade brasileira e com o meio ambiente. A busca por novos modais de transporte é uma das várias ações em curso na empresa, com foco na sua transformação e modernização”, disse o gestor.

Leia também: Alta desenfreada do frete marítimo está chegando ao consumidor