Logo E-Commerce Brasil

Correios impulsionam a indústria de lockers no Brasil com a Boxit

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Seguindo tendência Global de prover soluções logísticas de última milha mais eficientes, os Correios começaram a instalação de lockers em São Paulo.

O e-commerce no Brasil, como é consenso entre todos que fazem essa cadeia funcionar, ganhou novos desafios desde o início da pandemia. Mas o que muitos podem não ter imaginado é que a pandemia iria também acelerar o processo de utilização de smart lockers – opção logística “last mile”, pelo Brasil. E essa é uma novidade muito boa. Pelo menos é assim que a Boxit, empresa especializada em smart lockers, encara.

A Boxit foi uma das empresas selecionadas para liderar o projeto de lockers dos Correios Brasil, que tem como primeiro objetivo atender áreas de risco e oferecer um canal de entrega conveniente e seguro. Os Correios anunciaram que, até o final de 2022, tem o plano de instalar 3 mil armários pelo Brasil.

Principais vantagens no uso de lockers

Existem inúmeras vantagens para quem usa os lockers no dia-a-dia, tanto para empresas quanto para consumidores finais, destacando-se: rapidez e praticidade na entrega/retirada do objeto e segurança, pois os lockers estão instalados em lugares monitorados e, em relação a segurança de saúde, as entregas/coletas são feitas com tecnologia de código QR para evitar contato físico.

O uso dos armários traz benefícios para todos os envolvidos. Os clientes querem receber seus pacotes com mais comodidade e os Correios querem atender consumidores que estão em locais restritos. Os lockers tornam-se então, a solução perfeita pois aliam comodidade e segurança, além de ampliarem a malha de atendimento e o horário de entrega, este sempre vinculado ao horário de funcionamento do local onde o armário estiver instalado.

O autoatendimento da entrega feita via armários inteligentes é uma excelente alternativa para quem passa muito tempo fora de casa, para pessoas que vivem em condomínios sem portaria ou ainda nos locais com restrições de entrega. Vale lembrar que muitas empresas estão adotando os lockers em suas dependências para reduzir a demanda da portaria principal com entregas, o que também gera economia com equipes.

No caso dos Correios, a utilização dos lockers não tem custo adicional na entrega para os clientes, desde que tenham escolhido a modalidade PAC ou SEDEX. Além disso, a cada compra você pode escolher o locker que estiver mais perto de você, sem precisar de um endereço físico.

Com a perspectiva de atender mais de 70 cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Boxit começa a ampliar a instalação de armários no Brasil, aumentando assim sua capilaridade e presença em grandes clientes/players.

Leia também: Shopify e TikTok se juntam para compras pelo aplicativo.