Logo E-Commerce Brasil

Correios inicia operação com bicicletas elétricas em São Paulo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os Correios colocaram em operação na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, 33 bicicletas elétricas com aceleração assistida. A iniciativa faz parte do projeto corporativo de substituição de frota à combustão por energia limpa.

Com esses veículos, o centro operacional dos Correios em Praia Grande se torna unidade referência em sustentabilidade no quesito eletromobilidade, conceito trazido por uma nova economia cada vez mais compartilhada e assistida, baseada em fontes de energia descentralizadas, digitais e descarbonizadas.

Ao adotar veículos elétricos, a estatal busca contribuir com o esforço global de mitigar a emissão de poluentes e a neutralização de carbono. Isso é especialmente importante em atividades centradas em transportes, como as desempenhadas pela empresa, que possui uma grande frota para a execução dos serviços de entrega e também no tráfego de cargas entre unidades operacionais.

Segundo os Correios, o uso das bicicletas elétricas visa melhorar o atendimento nessas localidades e a produtividade do carteiro, com responsabilidade ambiental.

Frota elétrica dos Correios

Outra ação de eletromobilidade em andamento em São Paulo são os testes com veículos elétricos de baixas cilindradas. Em 2021, foram testados dois modelos: o Formigão e a Abelhinha, nos centros de Distribuição de Alphaville e São Caetano do Sul.

Em 2022, iniciou-se nova fase de testes com outros modelos mais potentes nos centros em Poá, Estádio e Vila Ré. O projeto tem como objetivo proporcionar produtividade e agilidade às operações, favorecendo a prestação dos serviços de forma sustentável.

A empresa prevê a aquisição de bicicletas elétricas em todo âmbito nacional. Além de contribuir com o meio ambiente, o uso dessas novas ferramentas representa mais um passo em direção à transformação sustentável dos Correios.

Leia também: “Marketing de performance responde aos desafios diários dos atores de e-commerce”, aponta executivo da Kwanko