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Correios aposta em novo serviço de fulfillment para e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O serviço de logística integrada dos Correios, chamado “Correios Log – Comércio Eletrônico” e inaugurado em Setembro deste ano  pode ajudar a MPE a reduzir custos na área de logística.

Criado em 2000, o e-SEDEX atendia necessidades específicas de distribuição de produtos de e-commerce, inclusive com origens e destinos restritos, focando a principal demanda do segmento. “Ao longo dos anos, o SEDEX e o PAC ajustaram seus atributos para atender as mesmas necessidades, tornando o e-SEDEX desnecessário. Por isso, após quase dois anos de estudo, toda a arquitetura dos serviços de encomendas foi revista, ofertando ao mercado produtos e tabelas de preços mais modernos e aderentes às suas necessidades”, declarou a empresa através de sua assessoria de comunicação.

Ainda segundo informações dos Correios, o novo serviço (Correios Log – Comércio Eletrônico) deve atender de forma mais adequada o mercado de e-commerce, já que fará desde a retirada do produto no estoque, conferência, preparação, empacotamento, expedição até entrega do produto ao destinatário final, com custo acessível e sem necessidade de celebração de novo contrato. O serviço que foi lançado em setembro ainda está disponível para versão de teste grátis para as 50 primeiras empresas interessadas.

“O e-fulfillment é uma solução logística completa que apoia as pequenas e médias operações de e-commerce e ajuda a diminuir o maior gargalo de produtividade e custos: a armazenagem de produtos e a preparação dos pedidos. Ele veio complementar o portfólio dos serviços ofertados ao e-commerce, inclusive com uma política comercial que proporcionará um grande salto de competitividade às pequenas e médias empresas”, disse José Furian, vice-presidente de Logística dos Correios.

Furian explica que foram feitas diversas simulações e que o custo total logístico deverá cair entre 30% a 50%. “Apenas pessoas jurídicas podem contratar este serviço, que foi concebido para atender plenamente Ao fluxo operacional de uma varejista online. A restrição a pessoas jurídicas advém das obrigações tributárias e fiscais de todo processo de venda”, explica o executivo.

Solução e-fulfillment em números:

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Benefícios para as Lojas Virtuais:

  • Melhor sistema WMS de gestão de estoque do mercado, que permite o gestão completa da armazenagem, gerenciamento das ordens de despacho, relatórios de movimentação, estoques mínimos, etc.
  • Embalagem por conta dos Correios;
  • Cobrança simplificada por item armazenado e pedido atendido;
  • Acesso à tarifas e condições exclusivas para operações de logística integrada;
  • Escalabidade para atender com qualidade às vendas em períodos de alta demanda, como datas especiais;
  • Custos operacionais como armazenagem, funcionários, aluguel, insumos para embalagem transferidos para os Correios;
  • Otimização dos processos logísticos e foco no negócio principal da loja virtual: comprar e vender pela internet.
  • Integração com as “vitrines”, estoques e sistemas de gestão com os principais marketplaces.

Para aderir a solução, o cliente deve manifestar o interesse pelo preenchimento do formulário de solicitação. Clique aqui.

A solução está disponível para todo o Brasil?

De imediato, apenas para empresas que possuam CNPJ e emitam nota fiscal no Estado de São Paulo. “Nosso fulfillment center funciona na cidade de Cajamar (SP). Já no primeiro trimestre de 2017, serão mais seis armazéns pelo Brasil e qualquer empresa, de qualquer localidade, poderá utilizar todos os armazéns”, informou os Correios.

A nova solução vai trazer melhorias no tempo de entrega?

De acordo com os Correios, a nova solução vai atender muitas empresas do interior paulista ou de outros Estados, cujo principal mercado consumidor – e/ou fornecedor -, é em São Paulo. Com isso, a tendência é aproximar o estoque do consumidor final, o que pode reduzir o tempo e o custo da entrega e gerar benefícios para o lojista. Além disso, as mercadorias sairão do armazém direto para a entrega, eliminando algumas etapas de um processo tradicional de distribuição.

“À medida que gerarmos um volume mínimo que permita a integração plena de quase uma dezena de armazéns em todo país, implantaremos o balanceamento inteligente do estoque. Novamente, aproximando o produto do consumidor final, onde quer que esteja, aumentando o nível de serviço e reduzindo os custos”, disse a empresa.

Após preencher o formulário de interesse, qual é o próximo passo para integrar a solução à loja?

Ao preencher o relatório um gerente de contas dos Correios fará contato com o cliente para orientá-lo. O próximo passo é a inclusão do anexo de serviço e-fulfillment no contrato do cliente. Daí, estando prontas as integrações com seu fornecedor de plataforma, a operação pode iniciar-se imediatamente.

Confira a FAQ sobre o serviço:

http://www.correios.com.br/para-sua-empresa/logistica-integrada/correioslog-comercio-eletronico/pdf/FAQ_Pergutas_e_Respostas.pdf

Leia mais sobre a integração com o serviço:

http://www.correios.com.br/para-sua-empresa/logistica-integrada/correioslog-comercio-eletronico/pdf/CorreiosWebServicePadresTcnicosdeComunicaodoServioefulfillmentv1_1.pdf