Logo E-Commerce Brasil

Coronavírus expande comércio eletrônico pelo mundo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Os números já sinalizam uma severa retração econômica, mas não se pode dizer que a economia está parada. Pelo contrário. Motivados pelo isolamento social por conta do coronavírus, consumidores de 12 países disseram que aumentaram a compra de produtos pela internet que normalmente fariam nas lojas físicas, como frutas e legumes.

Na comparação entre fevereiro e março, o crescimento das compras online foi de 23% nos Estados Unidos, 27% na Rússia, 31% na Itália e 18% no Reino Unido. Os três países onde a mudança de hábito ficou mais evidente são o Vietnã (57%), Índia (55%) e China (50%).

Leia também: Empresa lança plataforma para venda online de produtos da Ceagesp

Quem pouco mudou os hábitos foram os franceses e os alemães. O uso do e-commerce para adquirir produtos que antes eram comprados em feiras ou mercados aumentou apenas 16% na França e 12% na Alemanha.

O levantamento online foi conduzido pela Ipsos entre os dias 12 e 14 de março e contou com a participação de cerca de 12 mil pessoas, com idades de 16 a 74 anos. A margem de erro é de 3,5 p.p..

Leia também: China: marketplace, modelos de negócios e o coronavírus

Com informações da Veja