Logo E-Commerce Brasil

Copa 2014: dispositivos móveis respondem por 57% da audiência no mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Copa do Mundo no Brasil está sendo a Copa dos dispositivos móveis como alternativa à TV tradicional sendo vista em 5,9 bilhões de PCs, tablets e smartphones no mundo, revela a Ovum. De acordo com a consultoria, os meios alternativos à TV responderam por 57% de todas as visualizações.

Para a Ovum, os dispositivos conectados têm tido um desempenho crucial na mudança dos hábitos de visualização de TV na Copa no Brasil. “Os dispositivos capacitados para fazer streaming de vídeo ao vivo e sob demanda – em torno de 4,7 bilhões no mundo – oferecem oportunidades de ver o evento fora da sala de estar das casas das pessoas. Com esses dispositivos, o telespectadores podem ver o jogo em qualquer lugar e a qualquer hora”, analisa Ted Hall, analista sênior da Ovum.

A consultoria, no entanto, diz que ainda há muito por fazer para a TV conectada em qualquer lugar (TV Everywhere), uma vez que ainda há uma instabilidade na oferta dos serviços em tempo real. “Houve uma melhoria na parte técnica evidente, mas há ainda pouca oferta de serviços e o telespectador pode ficar frustrado com interrupções. Não dá ainda para comparar com a TV tradicional”, observa Hall.

A grande inovação da TV tradicional para a Copa do Mundo a transmissão em 4K é considerada ainda ‘inacabada’ pela consultoria. Tanto que serão poucas partidas serão transmitidas no formato e, principalmente, poucos telespectadores terão condições efetivas para assisti-las no 4K. ” Há furos na transmissão do 4K e a tecnologia está longe de estar pronto para visualização efetiva pelos telespectadores. Na prática, o público está vendo a Copa do Mundo em HDTV, tecnologia menos glamourosa, mas mais efetiva”. Para a Ovum, cerca de 260 milhões de residências vão assistir os jogos da Copa do Mundo em alta definição.

O Twitter revela que durante a partida entre Brasil (@CBF_Futebol) e México (@miseleccionmx), foram gerados 8,95 milhões de Tweets ao redor do mundo. O jogo é o segundo mais tweetado da #Copa2014, atrás somente do embate de abertura entre #BRAvCRO, que reuniu 12,2 milhões de Tweets. O maior pico de Tweets por Minuto (TPM) do jogo aconteceu quando o goleiro mexicano (@yosoy8a) defendeu uma bola de Thiago Silva, com 243.379 TPM.

*Com informações da Ovum e da assessoria do Twitter no Brasil

Por: Convergência Digital