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  Redação E-Commerce Brasil

Pesquisa avalia preparo dos lojistas para a conversão no e-commerce: do planejamento ao checkout

Terça-feira, 16 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Pesquisa da Nerau CX feita em colaboração com o E-Commerce Brasil mostra as etapas de preparo dos lojistas ao planejar a conversão do e-commerce.

Quando questionados sobre quais estratégias de conversão utilizadas no e-commerce, 84% dos lojistas afirmaram que usam o Facebook Ads. Podendo assinalar mais de uma alternativa, em segundo lugar estão os lojistas que usam o e-mail marketing (78%).

Em seguida, estão os que assinalaram usar o Instagram Ads (68%), Google Ads (63%) e SEO (também 63%).

Outras respostas:

  • 42% marketing de conteúdo (blog);
  • 31% marketing de influenciadores;
  • 26% CRO.

CRO

No que se refere ao CRO, poucos lojistas aderiram à prática com frequência. Apenas 15% usam o CRO semanalmente; 10,5% mensalmente e 10,5% anualmente.

A maioria (38%) usam o CRO raramente e 26% nunca usam pensando na conversão.

Teste A/B

Além disso, raramente também foi a resposta da maioria das pessoas quando questionadas se realizam teste A/B para conversão no e-commerce, com 42% das respostas.

31% nunca realiza este tipo de teste. Para os que realizam: 10% mensalmente, 10% semanalmente e 5% anualmente.

Foco na conversão

Quando questionados sobre a necessidade de ter uma equipe focada na conversão do e-commerce, foi unânime a resposta sim. A diferença foram dos que preferem ter uma equipe interna para a função e dos que preferem terceirizar o serviço, com 63% e 36% das respostas, respectivamente.

Mudanças

Quando questionados sobre as principais dificuldades em implementar mudanças no e-commerce visando a conversão, 52% falaram sobre não ter um time focado em aplicar mudanças com agilidade.

Podendo assinalar mais de uma alternativa, 42% falaram sobre a plataforma não permitir muitas mudanças. Além disso, 21% não têm conhecimento sobre quais mudanças realizar e 5% não acham importante fazer alguma mudança.

Problemas na finalização de compra

O principal problema apontado pelos lojistas na finalização das compras do e-commerce foi a impossibilidade de realizar testes A/B no checkout.

Além disso, houve 4 respostas com 36% das respostas:

  • Alta taxa de abandono;
  • Falta de customização;
  • Falta de mais de um modelo de checkout para testar;
  • Poucas interações.

Além disso, 26% dos lojistas assinalaram que um dos maiores problemas na finalização é a usabilidade ruim.

Na faixa dos 21% as seguintes respostas:

  • Falta de dados para análise de desempenho no checkout;
  • Impossibilidade de pagamento com mais de um cartão;
  • Poucos métodos de pagamento.

A taxa de abandono que os lojistas mais analisam em seu e-commerce é a de carrinho, com 78% das respostas. Mas, além dela, 52% também analisam o abandono do site e 36% analisam o abandono de checkout. Por fim, 31% analisam o abandono por falta de algum pagamento específico.

Leia também: 80% dos compradores abandonam varejista após 3 experiências ruins, aponta Salesforce.

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