O País manteve em 2013 o título de terceiro maior mercado consumidor do mundo de produtos de beleza. A venda de produtos de higiene e beleza e somou US$ 43 bilhões, a preço praticado no varejo, conforme dados do Instituto Euromonitor. Ainda segundo o instituto, o Brasil participa com 9% do consumo mundial dessas categorias, e com 54% na América Latina.
A expectativa de crescimento para a indústria cosmética em 2014 é de 11,8%, o que significa que as empresas do setor devem faturar 42,6 bilhões de reais, segundo dados da Abihpec, a associação que representa o segmento.
O setor de beleza masculina movimentou mais de R$ 9 bilhões em 2013, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria (Abihpec). O mercado masculino brasileiro é o segundo maior consumidor de cosméticos e beleza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Para aumentar os lucros nesse segmento que cresce 10% ao ano, pequenas empresas estão investindo em serviços, sites e produtos para cabelos, barba e pele.
O Instituto DataPopular estima que os gastos dos brasileiros e, especialmente das brasileiras, com produtos de higiene pessoal e beleza (cabelereiros, manicures e esteticistas) serão de R$ 59,3 bilhões este ano. Em 2003, o valor era R$ 26,5 bilhões, o que demonstra crescimento de 124% em dez anos.
Quase a metade dos gastos estimados (47,4%) são feitos pela classe C. Enquanto a classe A será responsável por 34,2% do consumo.
Diante das boas perspectivas, os investimentos devem avançar 5,2% no setor, para 14,1 bilhões de reais. “A indústria continua otimista e investindo no aumento da capacidade produtiva, inovação e pesquisa”, afirma João Carlos Basilio, presidente da Abihpec. Segundo ele, a representatividade do setor no cálculo do PIB deve passar de 1,8% para 2% até 2016.
Com o objetivo de debater os desafios da operação de e-commerce nos setores de saúde e beleza, o E-Commerce Brasil apresenta no próximo dia 25 em São Paulo a Convenção E-Commerce Brasil Saúde e Beleza.
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