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Consumidores afirmam que lojas físicas fidelizam melhor que lojas online, revela pesquisa

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A fidelização de clientes vai além de conseguir com que eles façam compras recorrentes, já que tem como principal objetivo a sua satisfação. De acordo com pesquisa realizada pelo Tiendeo, 77% dos consumidores brasileiros admitem ter ficado decepcionados com uma de suas marcas ou lojas favoritas por não atender às suas expectativas.

A correta aplicação dessas ações de fidelização deve se basear no canal e nas características de cada categoria. Assim, 42% dos consumidores brasileiros afirmam que ir direto às lojas físicas é garantia de satisfação, pois sabem melhor do que ninguém como merecer sua fidelidade. Enquanto 25% dos entrevistados consideram que nas lojas online encontram bons motivos para se manterem fiéis e 33% reconhecem o esforço realizado por ambos os canais com ações de fidelização.

Mulher segurando sacolas de compras e um smartphone

77% admitem ter ficado decepcionados com uma de suas marcas ou lojas favoritas por não atender às suas expectativas

Do ponto de vista dos consumidores, o reembolso das compras que fizerem é a forma mais eficaz de conquistá-los, conforme afirmam 41% das pessoas que participaram da pesquisa. Descontos em produtos ou atividades de entretenimento como shows, eventos esportivos ou acesso VIP a experiências exclusivas motivam de forma especial a 30% dos entrevistados.

A plataforma revela outra descoberta importante: no auge do e-commerce, apenas 14% são a favor do frete grátis contra 13% dos consumidores que continuam em busca das melhores promoções. Apenas 2% escolheram os prêmios como uma forma útil de fidelidade.

Na pesquisa, os brand lovers (amantes das marcas) também se destacaram, expressando o forte vínculo afetivo que estabeleceram com supermercados, itens de tecnologia e moda como as categorias às quais são mais fiéis.

Atendimento aos consumidores

A pesquisa da Tiendeo indica que, para 48% dos brasileiros, a atenção dedicada ao cliente é o fator que determina em qual marca ou loja depositarão sua confiança e fidelidade. Na mesma linha, 18% dizem que valorizam o acompanhamento e a comunicação após a compra.

Baixar os preços é uma prática comum para tentar fidelizar e atrair novos clientes, no entanto, 15% dos consumidores indicam que o preço é decisivo para ser fiel a uma marca. Com ofertas e promoções constantes, outros 13% irão dedicar sua fidelidade enquanto 6% serão conquistados por meio de programas de fidelidade.

A pesquisa foi realizada de forma digital na primeira semana de setembro, com cerca de 800 respostas fornecidas por usuários do Tiendeo residentes no Brasil.

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