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9 em cada 10 consumidores compram online e 27% consideram os juros cobrados um “roubo”, mostra pesquisa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Estudo feito pela Pagaleve, em parceria com o Instituto de Pesquisa Hello Research, aponta que 89% dos consumidores compram ao menos um produto por mês em uma loja virtual. Além disso, 21% deles fazem de três a cinco compras mensais e 72% optam pelo parcelamento. Desses, 60% que utilizam o cartão de crédito já atrasaram ou pagaram parcialmente a fatura do cartão. Por conta disso, 27% considera os juros como um “roubo” e 6% dizem não entender nada sobre o tema e que — por isso, não buscam saber a informação.

Em maio de 2022, a taxa de juros do cartão de crédito chegou a quase 14% ao mês, com projeção de 371% ao ano, de acordo com dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Entre esse grupo, 13% não sabem qual a taxa de juros cobrada pela empresa de cartão e 36% têm a percepção que os juros são em torno de 5% a 10% ao mês. Outro dado interessante é que 41% dos entrevistados declararam ser contra os juros, 39% são neutros e apenas 14% consideram os juros como uma forma de viabilizar algumas compras.

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Vale observar que, em maio de 2022, a taxa de juros do cartão de crédito chegou a quase 14% ao mês, com projeção de 371% ao ano, de acordo com dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Relação dos consumidores com os meios de pagamentos

A pesquisa analisou a relação dos consumidores com os meios de pagamento, compras online e as taxas de juros cobradas pelos métodos tradicionais. Neste caso, observou o comportamento de 360 pessoas de todas as cinco regiões do Brasil, com o objetivo de identificar o perfil destes usuários, seus hábitos e preferências. As entrevistas foram realizadas no período de 25 de maio a 6 de junho de 2022.

Um dado interessante extraído do levantamento: 31% das pessoas declararam que deixariam de comprar no e-commerce caso a loja não aceite o meio de pagamento preferido. Portanto, ressalta que as pessoas estão mudando a forma de compra e de pagamento em suas aquisições. A percepção dos juros

Sucesso do Pix

O Pix definitivamente caiu nas graças da população e virou sinônimo de facilidade e praticidade de pagamento. Afinal, 40% dos entrevistados sinalizaram o Pix como principal meio de pagamento, enquanto para 31% continua o cartão de crédito.

Pix Parcelado

Durante o estudo, foi compartilhado com o grupo o conceito de Pix parcelado 4 vezes sem juros. Quando questionados sobre a atratividade desta forma de pagamento, 72% dos entrevistados declaram ter alta ou muito alta intenção de uso. Ou seja, um resultado que mostra uma aceitação relevante em especial às pessoas que não possuem ou não querem usar o cartão de crédito.

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O atributo “praticidade” é visto como principal diferencial do Pix parcelado — e razão de preferência desta forma de pagamento para 50% das pessoas na hora de fazer uma compra parcelada.

Análises globais dos perfis estudados

De acordo com artigo sobre hábitos veiculado no site Harvard Review, os Millennials ou Geração Y (1981 a 1999) representam um consumo de US$ 600 milhões por ano. Já os Zoomers ou Geração Z (nascidos a partir dos anos 2000) têm um poder de compra que gira em torno de US$ 7 trilhões, de acordo com estimativas do mercado mundial.

A Geração Y (Millenials) representa a maioria da população no mundo e, por consequência, aqueles que mais vão consumir. Essas pessoas gastam com cautela, sempre pesquisam bastante antes, pedem indicação a amigos e demoram mais para adquirir algo. Por um outro lado, pessoas da geração Z (Zoomers), que representa cerca de 40% dos consumidores globais, são as mais seguras e ambientadas no mundo virtual, compram com mais rapidez e são objetivas em suas escolhas.

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