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Conheça os consumidores que impulsionam a economia dos marketplaces

O crescimento exponencial dos marketplaces deu muito que falar. De fato, eles representam hoje mais da metade das vendas globais de e-commerce (62%) e grandes varejistas como Leroy Merlin,  Macy’s ou Decathlon lançam seus próprios marketplaces. Mas esse dados não refletem quem está por trás dessa expansão: os consumidores que gastam cada vez mais por meio dessas plataformas on-line. Entender quem são, o que querem e o que pretendem fazer no futuro é fundamental para o sucesso do e-commerce de qualquer empresa.

Hoje, a Mirakl está lançando um novo relatório de pesquisa global que revela as percepções, preferências e comportamentos reais dos consumidores dos marketplaces de hoje. Esta pesquisa inédita representa 9.000 consumidores globais em nove países: Brasil, Austrália, França, Alemanha, Itália, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Juntamente com o Enterprise Marketplace Index e o Enterprise Marketplace Seller ReportO cenário da adoção do marketplace on-line permite elaborar uma avaliação completa da economia atual dos marketplaces. A pesquisa ilustra as mudanças permanentes nas preferências e comportamentos do consumidor em torno dos marketplaces on-line – e a razão pela qual os marketplaces são a força motriz por trás do crescimento do e-commerce. Aqui estão os destaques que você precisa saber:

Os marketplaces são cada vez mais populares entre os consumidores

Os dados da pesquisa O cenário da adoção do marketplace on-line  mostram que os marketplaces não são mais um conceito novo ou inovador para compradores on-line. Globalmente, os participantes da pesquisa relatam que 42% de suas compras on-line anuais são feitas por meio de marketplaces on-line.

De fato, o número de pessoas que adotaram marketplaces se manteve desde o início da pandemia. Em 2019, 42% dos consumidores disseram que compraram exclusivamente ou muito em marketplaces. Esse número subiu para 57% em 2020 e se manteve em 57% em 2021 – mostrando que, mesmo com o fim dos lockdowns e a retomada das compras presenciais, os marketplaces continuaram a ser um canal essencial para os consumidores.

Na realidade, para os consumidores, não se trata apenas de comprar mais nos marketplaces, mas preferi-los aos sites tradicionais de e-commerce. No Brasil 90% dos consumidores brasileiros preferem sites de e-commerce que possuam marketplaces on-line – a maioria mais significativa de todos os países do mundo.  Globalmente, dois terços dos consumidores (66%) preferem sites de e-commerce com marketplaces,

…Mas nem todos os marketplaces são iguais

Os consumidores não estão apenas a procura do preço mais baixo ou do tempo de entrega mais rápido quando compram em marketplaces. Eles têm grandes expectativas em qualidade – e estão dispostos a fazer sua parte para isso.  Aproximadamente 8 em cada 10 consumidores no Brasil pesquisam o vendedor antes de fazer uma compra em um marketplace on-line, e 74% deles fazem isso verificando as opiniões coletadas pelo vendedor, demonstrando assim o quão importante é para os marketplaces construir uma base de vendedores confiáveis ​​e de qualidade.

Os consumidores também estão a procura de marketplaces que apoiem causas que lhe sejam caras. 68% dos entrevistados gostam de ver produtos de vendedores locais em seus marketplaces e mais da metade (53%) deseja ter a oportunidade de comprar de vendedores com práticas comerciais responsáveis. Além disso, quase a metade (44%) provavelmente pagará mais por um produto relacionado a uma causa social.

Os “power shoppers” do e-commerce estão adotando marketplaces mais rápido do que a média

Os clientes mais valiosos são aqueles que retornam várias vezes para fazer compras frequentes. Esses “power shoppers” – os que compram on-line uma vez por semana ou mais – provaram ser alguns dos maiores adeptos de marketplaces on-line.

O estudo o cenário da adoção do marketplace on-line descobriu que quanto mais uma pessoa compra on-line, mais ela usa os marketplaces. A pesquisa constatou que os “power shoppers” realizam mais compras on-line por meio dos marketplaces — 50% — em comparação com o consumidor médio, que realiza 42% de suas compras on-line nos marketplaces. Ainda mais notável, essa tendência se repete em todas as regiões pesquisadas. Por que? Quase 8 em cada 10 “power shoppers” em todo o mundo (79%) acreditam que os marketplaces são a maneira mais conveniente de fazer compras.

Mais precisamente, os “power shoppers” desejam fazer ainda mais compras por meio dos marketplaces on-line. Quase três quartos (73%) disseram que gostariam que mais de seus varejistas favoritos tivessem marketplaces on-line.

Para uma análise completa do lugar que os consumidores ocupam na economia dos marketplaces, baixe o relatório.

Estas são apenas algumas das descobertas do estudo o cenário da adoção do marketplace on-line – baixe o relatório e você saberá ainda mais sobre o papel crescente dos marketplaces, os benefícios que os clientes esperam e o que os “power shoppers” mais querem dos varejistas.

Além disso, você descobrirá uma análise exclusiva sobre o Brasil com alguns dados adicionais.

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