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51% dos consumidores farão compras online para o Dia dos Namorados, aponta Boa Vista

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As compras do Dia dos Namorados de 2020 serão mais digitais do que nunca. Enquanto que, em 2019, a opção por comprar o presente online atingiu 22% da preferência dos consumidores, a intenção irá impactar 51% em 2020, segundo dados da pesquisa realizada pela Boa Vista.

A pesquisa visa identificar hábitos e perspectivas de compra dos consumidores brasileiros para o Dia dos Namorados e indica a mudança de hábito dos consumidores diante da pandemia. O estudo ouviu 860 entrevistados, de todas regiões do Brasil.

Mesmo diante do cenário de crise financeira, 40% dos entrevistados deverão gastar um pouco mais no presente deste ano em relação a 2019, enquanto 38% deverão investir a mesma quantia, e 22% terão que optar por valores mais baixos para presentear. A pretensão de compra para a data, entretanto, sofreu queda de 69% em 2019 para 46% em 2020.

Ticket médio

O ticket médio para as compras, segundo a pesquisa, será de R$ 302,00. Em 2019, o valor médio foi de R$ 292. Para 33% dos consultados, o investimento será de até R$ 100,00; 32% deverão priorizar presentes entre R$101,00 a R$ 200,00; 10% dos participantes valores de R$ 201,00 a R$ 400,00; e 25% gastarão valores superiores a R$ 400,00.

Meios de pagamento

Além da generosidade no preço do presente a pesquisa aponta outro dado positivo para os comerciantes nesta data. Do total de entrevistados, 53% pagarão as compras à vista – em 2019 esse dado representava 59%. Dentre eles, 57% utilizarão o cartão de crédito.

Compras no cartão de débito representarão a escolha de 25% dos entrevistados. Dinheiro 11%; enquanto carnê e boleto apenas 7% da preferência dos que foram ouvidos.

Para o pagamento parcelado, 47% farão essa escolha, e 94% utilizarão o cartão de crédito. 3% parcelarão a compra com carnê ou boleto e outros 3% com cartão de débito programado.

Presentes

Para agradar o(a) parceiro(a) os itens de maior interesse serão roupas e acessórios (33%), e jantar romântico (17%). Em relação a este último, 43% irão encomendar e solicitar o jantar via delivery.

Questionados sobre o que avaliam como decisão prioritária na escolha do presente, para 40% o preço é fator decisivo, seguido da necessidade para 30% dos entrevistados, e em terceiro ponto a disponibilidade do produto para 11%. O desejo pelo item representa 10%.

Renda impactada

O endividamento ainda é o principal motivo de não comprar presentes para 39%. Já o motivo por desemprego, cresceu sete pontos percentuais em comparação ao ano de 2019, conforme detalha o gráfico abaixo.

Metodologia

A pesquisa Dia dos Namorados 2020 foi realizada pela Boa Vista entre 15 a 28 de maio, com cerca de 860 consumidores, em todo o Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 3 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 95% de grau de confiança.

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