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60% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Pesquisa ‘A jornada do consumidor na Black Friday’, desenvolvida pela All iN | Social Miner em parceria com a Opinion Box, mostra que 60% dos respondentes tem certeza de que vão às compras na Black Friday, enquanto 24% ainda estão em dúvida. O estudo ouviu 1018 brasileiros, de todas as regiões e classes sociais, entre os dias 13 e 18 de outubro de 2021.

Os clientes também estão mais interessados em comprar itens de necessidade do que de desejo, pensando sempre na melhor promoção. Outro fato a se destacar é que 26% das pessoas pretendem adiantar as compras de Natal e 22% estão abertas a comprar itens que não planejaram, mas que seriam interessantes se encontrassem ofertas.

Para 2021, itens de supermercado subiram 10 pontos percentuais (p.p) no interesse de compra do público, em relação ao estudo de 2020. Com o avanço da vacinação, parece crescer também o interesse do público por viagens e turismo, uma vez que a categoria apresentou um salto de 7 p.p. na intenção de compra, sendo que vale destacar também que 31% do público A e B demonstra interesse neste segmento — contra 18% daqueles das classes C, D e E. Além disso, as mulheres têm a maior intenção de compra em itens de Casa e Decoração — 36% do público feminino contra 22% do masculino.

Outro dado da pesquisa é que 34% dos respondentes têm o hábito de sempre criar uma lista com os produtos que querem comprar.

O abandono de carrinho é outro problema recorrente no e-commerce, sendo que de acordo com os consumidores, 53% afirmaram que abandonam as vezes, 11% sempre e 36% nunca. 38% dos respondentes afirmam sempre utilizar opção de salvar favoritos ou lista de desejos.

Lista de desejos na Black Friday

Ainda segundo a pesquisa, 48% dos clientes dizem que às vezes tiram print dos posts de redes sociais ou salvam na própria plataforma os itens desejados, enquanto 37% afirmaram que sempre o fazem. Já no público entre 16 e 29 anos, este número muda: 50% afirmam sempre salvar ou printar posts de seus itens favoritos nas redes sociais, contra 33% entre pessoas de 30 e 49 anos, caindo para 32% para os respondentes com mais de 50 anos. As respostas também mudam quando a questão é gênero: 42% das mulheres sempre salvam ou printam contra 31% dos homens.

Para Ricardo Rodrigues, head de produto da All iN | Social Miner, um dos grandes desafios do lojista na data é se destacar diante de uma infinidade de lojas, produtos e ofertas. “A disputa por atenção na Black Friday é imensa e as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de exposição e uma máquina de vendas para as lojas”. E os anúncios parecem estar surtindo efeito: 48% dos entrevistados afirmaram interagir com campanhas nas redes sociais e 26% especificamente pelo WhatsApp. E o e-mail marketing continua com tudo: 47% dos consumidores afirmam que interagem com as promoções que recebem por este meio.

Outro ponto que o estudo revela é que, entre as diversas datas sazonais do ano, a Black Friday é a que deixa o público mais disposto a investir grandes quantias: a maioria dos consumidores (16%) tende a gastar entre R$ 1001 e R$ 2000, enquanto 14% tem intenção de comprar itens com valores de R$ 500 e R$ 1000.

Para conferir a pesquisa completa, acesse: https://drive.google.com/file/d/1wcfo7MExwUWeeQmW7w9ekb7pRGtfcABd/view

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