Logo E-Commerce Brasil

Consumidor intensifica a busca por supermercados online

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Com o retorno das restrições de aglomeração social no comércio em várias cidades do país, o mercado de grocery online passa a ter aumento de buscas no Google, como apresenta a ferramenta Google Trends.

Pesquisa realizada em 12/03/2021. Fonte: Google Trends

Os picos de busca coincidem com as restrições aplicadas nos finais de semana em São Paulo e conforme a veiculação de informações nos principais portais de notícias do país.

O índice de isolamento social já atinge 50% conforme relata o jornal Folha de São Paulo e muitos lojistas veem no isolamento uma oportunidade de atender em casa o consumidor que opta pela segurança do lar.

Com a entrada de grandes players como Cornershop (Uber), Rappi, Magalu e B2W no setor, muitos e-commerces de supermercados devem rever suas estratégias de venda considerando a entrada de suas marcas em marketplaces para a comercialização de seus produtos.

O desafio vai além do comercial e toca em obstáculos técnicos na integração entre plataformas. Porém, devido à expansão do setor, fornecedores de ferramentas para e-commerce têm preparado cada vez mais seus produtos e profissionais para o crescimento do setor de e-grocery.

Como exemplo, a Avanti E-commerce faz parte da história do Fort Delivery, supermecado e atacarejo da região, que viu incremento no faturamento após entrada no e-commerce e integração entre plataformas para atender aos clientes da marca.

Segundo Guilherme Kruger, Vice-Presidente da Avanti, que acompanha o movimento do mercado diariamente, o presente é de aumento da concorrência no setor, frente à chegada dos players consolidados no ambiente físico, levando as marcas conservadoras do setor a se reinventar e correrem contra o tempo para atender seus clientes neste mundo cada vez mais digital.

“No atual momento da economia, em grocery o consumidor tende a escolher vantagem e comodidade . Logo, quem ganha essa disputa pelo consumidor é quem inova antes da concorrência”, ele explica.

A Avanti hoje tem expertise em implantação de plataformas VTEX, contando com especialistas certificados em integração e implementação. Confira mais no site da agência ou através do conteúdo nas redes sociais: LinkedIn e Instagram.

Leia também: Proteção de dados de consumidores no Brasil é desafio para empresas.