Confira as entrevistas do Congresso E-commerce Brasil Experiência do Cliente
No último Congresso E-commerce Brasil Experiência do Cliente foram abordados diversos temas que envolviam a relação do cliente com o comércio eletrônico. E para registrar as impressões e contribuir para o portal, a jornalista Giovana de Paula do Jornalismo Integrado formalizou algumas perguntas para os profissionais presentes no evento.
Ariel Alexandre, da Amomuito.com já vê o futuro previsto para o e-commmerce, com os incentivos do mercado, novas tecnologias de segmentação e logística melhorada. Ele acredita que mesmo com alguns impedimentos, o comércio eletrônico cresce com qualidade já que os clientes confiam em comprar online. Ariel diz que o consumidor coloca o numero do cartão de crédito sem medo em um site e a maior comprovação do e-commerce é que o cliente está comprando.
Confira a entrevista na íntegra com o Ariel aqui.
Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE, falou sobre o perfil do consumidor online, onde o público mais jovem adquiriu o hábito de consumo pela internet assim como o público idoso, que antes era excluso digital, agora também compra online. Destacou o crescimento do público feminino que está comprando com uma frequência cada vez maior e a mudança de habito das pessoas que agora estão comprando em lojas menores. Alexandre disse que o comércio eletrônico brasileiro cresce mais do que internet, e que a chance do mercado triplicar nos próximos anos segue com uma grande demanda de crescimento. Além de lembrar que os shoppings - marketplaces podem melhorar a inclusão das lojas menores no cenário do e-commerce.
Confira a entrevista na íntegra com o Alexandre aqui.
Sergio Herz da Livraria Cultura disse que a empresa que atua no e-commerce deve cumprir o que promete. Se não pode cumprir, ele sugere que o negócio tire o site da web ou ofereça um serviço diferente. Quanto menos expectativa gerar sem atender o cliente é melhor. Sergio acredita que para para gerar um sentimento de segurança, deve-se entregar o prometido pela empresa. O cliente não quer justificativa para aquilo que foi prometido, ele quer apenas uma solução.
Confira a entrevista na íntegra com o Sergio aqui.
Para Francisco Donato do Walmart, o mercado passa por uma adaptação do tradicional para as plataformas de consumo, onde as empresas devem se organizar com times dedicados para isso, com tecnologia e processo adaptados. Onde para migrar um modelo de negócio, deve-se gastar bastante energia e investimento em tecnologia. Francisco acredita que para melhorar o sentimento de segurança, o negócio deve trabalhar com uma comunicação consistente, automatizada com email e informações no website, além de integrar da mesma forma no backoffice, onde deve estar preparado para atender e se preocupar de verdade para reduzir a ansiedade do cliente, transmitindo segurança através de um bom atendimento.
Confira a entrevista na íntegra com o Francisco aqui.
Mais conteúdo sobre os eventos você pode conferir no canal de vídeos do E-commerce Brasil.