Esse ano será do mobile! Mas quando vai chegar esse tal ano do mobile? Para Gustavo Bacchin, COO and Co-Founder da Cadastra, esse momento já chegou e precisamos estar preparado para sair na frente da concorrência. Bacchin palestrou na Conferência E-Commerce Brasil SUL 2016 que está sendo realizada em Porto Alegre. O evento nos dias 17 e 18 reuniu 600 congressistas e debateu os mais diversos pontos do comércio eletrônico.
“No Brasil já tem mais acesso pelo celular do que no desktop. Todo mundo literalmente com o celular na mão. Já consegue comprar um smartphone a preço acessível. E a conexão, apesar do cenário da nossa Telecom, está melhorando por incrível que pareça. Existia dois universos, o mundo online e o offline, sendo que agora temos uma ponte, o mobile, para esses dois mundo”, reforça Bacchin. Segundo o The Economist, 80% dos adultos no mundo terão um smartphone na mão até 2020 – smartphones no mundo serão 3,5 bilhões em 2017.
Segundo Bacchin, veja nove motivos para investir no mobile:
1. Inclusão digital mobile: As crianças estão acessando a internet com uma facilidade que não passa nem perto da nossa experiência. Esse novo público é completamente diferente de tudo que já vimos no varejo. Existe uma experiência de usabilidade que já precisamos pensar em criar. Em contrapartida tem os usuários mais velhos que entraram na web principalmente pelo tablet.
2. Comportamento always on: estamos conectado o tempo todo e existe uma questão de contexto. O caso é entender a importância da jornada do consumidor para o seu negócio. Não quero matar o desktop, tem sua relevância em uma certa hora do dia. O consumidor tem o momento mobile, PC e tablet.
3. Busca é mobile: Em outubro de 2015 a busca mobile se tornou mais acessada que os desktops. Já dizia Amit Singhall, ex-VP do Google: Na empresa pensamos em três coisas – mobile, mobile e mobile.
4. Orgânico SEO: o Google já fez duas melhorias focando os sites mobile. Para quem tem um site responsivo o Google já traz melhor visibilidade nas buscas.
5. Social é mobile: no Facebook 90% do tráfego é mobile e 80% da receita também!
6. Shopping é mobile: a ToysRUs tem 50% da receita proveniente do mobile. A empresa True Religion tem 75% das visitas via mobile. A JC Penney tem 30% das vendas concluídas via mobile dentro da loja.
7. M-commerce no Brasil: 35% dos acessos são via mobile. As vendas mobile giram em torno de 14% no país (média do mercado).
8. Taxa de conversão mobile gira em torno de 0,6% (média do mercado).
9. Na Loja Colombo as sessões via mobile estão crescendo três dígitos YoY nos últimos três anos. O ticket médio de compras realizadas via mobile está praticamente idêntico ao ticket médio do desktop.
Nove dicas – o que todos os cases mobile tem em comum?
1. Tempo de carregamento: máximo três segundo (ideal melhor que a concorrência).
2. Design simples e intuitivo.
3. Fotos e banner de alta resolução (não é porque está no mobile que a imagem pode ser pequena, pois resolução permite qualidade).
4. Pouca ou nenhuma paginação.
5. Busca de fácil acesso e inteligente.
6. Leitor de código de barras (para alguns negócios).
7, Conteúdo em formato e profundidade adequado ao contexto (device, localização, formato da tela, conexão, etc).
8. Checkout expresso.
9. Formas de pagamento “expressas”, como PayPal.
Algumas ferramentas disponíveis
1. Mobile friendly do Google para saber o quanto amigável está o seu site mobile.
2. Optimizely para fazer o teste A/B e multi-variável.
3. Hotjar para teste de calor.
4. User Testing para realizar teste de usabilidade.