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Digitalizar a comunicação é uma realidade para Ford e Stellantis

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Revolucionar a relação entre marcas e pessoas é a missão de Take Blip. Com uma plataforma que cria contatos e comunicação inteligente, é possível integrar as melhores aplicações e otimizar a jornada digital em diferentes escalas. Empresas de vários segmentos se conectam mais e melhor aos seus públicos. Isso faz a diferença nas experiências de clientes e nos resultados de negócios, afinal, além de estar nos canais onde as pessoas estão, é essencial se preocupar com a experiência e como atendê-las da melhor maneira.

No segmento automotivo, as transformações acontecem muito rapidamente e envolvem uma grande linha de relacionamento com concessionárias, clientes e parceiros. Para a Ford, foi necessário entender como melhorar esses processos de compra e relacionamento. O consumidor consultava em média de quatro a cinco concessionárias físicas para tomar sua decisão, segundo experiências da própria Ford. Nesse momento, o número caiu drasticamente. Cerca de 50% dos consumidores visitam apenas uma concessionária, porque já passaram por todo o processo de decisão digitalmente.

Para a Ford, com a plataforma de Take Blip foi possível melhorar a jornada de conhecimento, atendimento e aumentar as conversões. Tudo isso através de uma comunicação inteligente usando o canal do WhatsApp, fornecendo toda a experiência do consumidor no canal que ele está acostumado a usar no dia a dia. Para Andre Leite, Gerente de Comunicação de Marketing da Ford, a evolução é a chave do processo para melhorar essa jornada cada dia mais. “O mais importante é olhar para todo o projeto e não se dar por satisfeito. Através de um sistema aberto como o do Blip é possível adicionar ferramentas que podem integrar novas funcionalidades e fazer desse um sistema em constante evolução”.

Com o isolamento social, algumas mudanças que estavam previstas para acontecer em um prazo de 2 a 3 anos foram comprimidas em poucos meses. O aumento crescente de compras online tanto por nativos digitais quanto por novos usuários, fez marcas e clientes se adaptarem rapidamente à comunicação inteligente e os novos meios de interação.

A Stellantis, quarta maior produtora de veículos do mundo, iniciou o processo de automação com o atendimento através do chatbot, um canal com alta disponibilidade e que foi bem aceito pelos clientes. Com o tempo, a empresa percebeu que incluir o WhatsApp como canal de atendimento seria uma decisão assertiva e se transformou na primeira montadora a disponibilizar esse canal de atendimento. Hoje, a Stellantis continua investindo nessa automação e consolidando a ferramenta como um canal relevante e recebe, em média, 55% dos seus contatos feitos através do WhatsApp.

A jornada de compra do cliente não é mais linear. É através de conversas ativas com os clientes dentro do WhatsApp que é possível gerar gatilhos de compra para captar leads para a base de clientes. E para fornecer uma jornada focada na experiência do consumidor, Poliana Zignago, Customer Care na Stellantis, afirma que foi necessário desenvolver uma solução híbrida com a plataforma Take Blip “a gente entendia que tinha que fazer uma automação, mas as relações humanas precisavam continuar existindo. Essa possibilidade de escolha permite que o cliente decida como quer ser atendido”.

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