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Compras online lideraram reclamações de usuários

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

O comércio eletrônico foi o lider em reclamações na Proteste em 2010. Segundo a associação de consumidores, foram registradas 5.474 queixas contra sites de compras pela internet, em 2010

Atraso ou entrega errada, descumprimento da oferta, golpes com o não envio do produto ou entrega com defeito, falta de informações claras, empecilhos ao direito de arrependimento, dificuldade em identificar o fornecedor e falta  de canais de contato foram os motivos que levaram as pessoas a apresentarem reclamações relacionadas à má qualidade do serviço de e-commerce.

De acordo com a Proteste, na medida em que os consumidores brasileiros aderiram mais ao comércio eletrônico, cresceram também os problemas, pois as empresas não se estruturaram adequadamente para dar conta da demanda.

Entre as dez empresas com maior número de reclamações, três delas pertencem ao segmento online. Americanas.com, Compra Fácil e ShopTime ocupam, respectivamente, a quinta, a sexta, e a décima colocação no ranking. Oi/Telemar, Itaú, Claro, Net, TIM, Banco do Brasil e Vivo completam a lista.

Os outros motivos ou setores que levaram os consumidores a procurar a associação foram vício de produto, com 4 850 ocorrências, cartões de créditos, com 1 729 reclamações, e telefonia móvel, 1 571. Internet e banda larga, com 1 051 protestos, e renegociação de dividas, com 971, completam a lista.

Fonte: INFO