Logo E-Commerce Brasil

Comprar um carro ou acessórios é uma jornada que começa online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em sua participação no Auto E-Commerce Show, Nícolas Fernandes, Head de Business Development na Synapcom, falou sobre a importância para a indústria automotiva de unir os canais online e o offline e trabalhar a diversidade deles em uma estratégia única.   

Ele destacou que, nesse segmento, as compras online ainda são menos comuns do que em outros, como o de eletroeletrônicos, por exemplo, o que torna imprescindível conhecer muito bem o público e, principalmente, facilitar ao máximo a sua compra. 

Mas isso não significa que a procura no meio virtual não esteja em alta. Segundo dados trazidos pelo especialista, para a compra de um carro, por exemplo, independentemente da categoria, a busca sempre começa online. Pesquisa feita pelo Google apontou que 95% dos consumidores buscam a internet como fonte de informação sobre um carro, 91% iniciam a jornada de compra de um carro por meio digital e 41% dos entrevistados disseram ter ido a uma concessionária apenas para confirmar a escolha feita pela internet.

Leia também: Conversação fluida e segura é fundamental para cativar consumidor do e-commerce automotivo

E se a busca começa no ambiente virtual, é fundamental atrair o público com informação correta e boas condições. Ao apresentar um case da famosa marca de pneus Goodyear, Nícolas demonstrou como é essencial conhecer o consumidor para lhe oferecer as melhores soluções. “É preciso entender o ecossistema que é complexo e identificar quem é o público que compra carros, pneus e peças automotivas online. Antes a família tinha um especialista, alguém que entendia do assunto e orientava todo mundo. Hoje essa compra é mais individualizada”, argumentou.

Saber o hábito de compra do público em questão, o conhecimento que ele tem do produto, como deseja recebê-lo e sua preferência por meio de pagamento também são pontos relevantes. Quem procura por pneus, por exemplo, não necessariamente sabe qual o tipo certo para o seu carro. Então, é possível pensar em uma ferramenta que ofereça essa resposta a partir do ano e modelo do carro, informações que estão mais à mão de qualquer consumidor.

O especialista concluiu falando sobre a importância de se oferecer um atendimento completo, como no case apresentado, em que é oferecida ao cliente, por meio de geolocalização, a lista dos locais mais próximos dele para agendar a instalação dos pneus após a compra, por exemplo. 

Por Luciana Arroyo, em especial para o E-Commerce Brasil