Logo E-Commerce Brasil

Intenção de compra de veículos cresceu 24% no 1º trimestre de 2021, aponta Mercado Livre

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O início de 2021 foi aquecido para o setor automotivo, é o que revela o estudo produzido pela unidade de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre. De acordo com o relatório, a intenção de compra de veículos cresceu 24% no primeiro trimestre de 2021, comparado ao mesmo período no ano passado. Quando um potencial consumidor inicia uma interação com o vendedor são registrados os dados de intenção de compra.

“Apesar do cenário de incertezas, causado pela pandemia que vivemos, a intenção de compra por veículos se manteve e conseguiu superar os níveis da mesma temporada no ano passado”, aponta Luis Paulo dos Santos, diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre. “A necessidade de adquirir um automóvel segue como objetivo de muitos consumidores”, complementa o executivo.

A demanda por veículos novos cresceu 21% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020

A intenção de compra de veículos 0 km registrou um incremento de 81% no primeiro trimestre de 2021, quando comparamos ao mesmo período em 2020, e aumento de 30%, em relação aos últimos três meses de 2020. Os modelos que mais receberam contatos de possíveis compradores foram: Chevrolet Onix, Fiat Strada e Hyundai HB20.

O número de contatos interessados em veículos seminovos no início de 2021 aumentou 22%, em relação à mesma temporada no ano passado. Honda Civic, Chevrolet Celta, VW Gol e Toyota Corolla, são os modelos que mais despertam o interesse desses consumidores.

Busca por veículos segue em alta

A demanda por veículos novos cresceu 21% no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. O modelo de carro 0 km mais visitado, nos primeiros três meses de 2021, foi o Chevrolet Onix. Em segundo lugar, temos o Fiat Strada, e o Toyota Hilux finaliza o ranking. Já as marcas favoritas dos usuários que buscam automóveis 0 km, foram: Chevrolet, Fiat e Volkswagen .

As categorias mais procuradas, entre os veículos 0 km são:

  • Hatch – 26%
  • SUV – 24%
  • Pick-up – 22%

Seminovos

De acordo com o Mercado Livre, a procura por veículos seminovos se manteve no primeiro trimestre de 2021. Em linha com 2020, o Honda Civic foi o modelo mais visitado no período. Seguido por Volkswagen Gol e Toyota Corolla. Sobre marcas, a Volkswagen está no topo do ranking. Seguida pela Chevrolet e Fiat, na terceira posição.

O Hatch continua sendo a categoria mais demandada no Mercado Livre — 28% das buscas por veículos seminovos são por esses modelos. Seguida pelos Sedãs (24%) e SUV’s (16%).

Confira aqui o estudo completo.

Leia também: Alta desenfreada do frete marítimo está chegando ao consumidor