Logo E-Commerce Brasil

58% dos brasileiros já compraram por impulso após receber notificação por celular

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

58% dos brasileiros já compraram alguma coisa por impulso após receber notificação no celular, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com o Sebrae, divulgada na segunda-feira (11).

Segundo o estudo, as compras não planejadas são motivadas por notificações de ofertas de aplicativos de lojas (58%), e-mails das lojas com ofertas e promoções (49%) e propagandas no Instagram (48%).

Apenas metade dos entrevistados costuma se planejar, enquanto 44% nem sempre fazem isso.

De acordo com a pesquisa, os produtos mais comprados por impulso são comidas e bebidas por delivery (47%), moda e vestuário (42%), itens para a casa (26%) e eletrônicos e artigos de informática (21%). Já os motivos mais frequentes para compras impulsivas são as promoções (61%), ficar navegando nas lojas (43%) e o recebimento de ofertas de lançamento (28%).

O levantamento mostra que os locais mais usados para compras pela internet são os sites de lojas (86%), aplicativos de lojas (79%) e supermercados (68%). O WhatsApp apresentou um importante crescimento, passando de 18% em 2019 para 46% em 2021, com um aumento de 28 pontos percentuais.

Na hora de se comunicar diretamente com o lojista, o WhatsApp é o canal preferido.

A pesquisa foi feita com 958 pessoas, com mais de 18 anos, entre os dias 30 de março e 7 de abril deste ano.

Leia também: BC adia para junho de 2022 prazo para decisão sobre estrutura definitiva do open banking

Com informações do 6 Minutos