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Intenção de compra por veículos de entrega cresceu 27% no Mercado Livre

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre divulgou um levantamento sobre os veículos de entrega disponíveis na plataforma que tiveram uma aceleração alavancada pela disparada do e-commerce. A intenção de compra da categoria “Carros e Caminhonetes seminovos de Entrega” nos quatro primeiros meses de 2021, teve um aumento de 27% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Assim como a categoria de motocicletas 0km — modelos de baixo (até 110 cc) e médio-baixo (150-200cc) deslocamento — frequentemente utilizados como veículos de entrega, que registrou um crescimento de 151% na intenção de compra (agosto 2021 vs agosto 2020). Já o interesse por motocicletas elétricas cresceu notavelmente em 2021, a demanda passou de 4% do total das buscas, para 19%.

Segundo o Mercado Livre, o aumento pela procura deste tipo de veículo é reflexo do boom do delivery

“Após um ano de aceleração digital e mudanças nos hábitos de consumo, os deliverys e as entregas se tornaram cada vez mais frequentes. E, consequentemente, a busca pelos veículos usados para a realização deste serviço”, comenta Luciano Avila, Head de Marketplace Motors do Mercado Livre.

De janeiro a agosto de 2021, os veículos de entrega seminovos, destacaram-se pelo crescimento da demanda e da intenção de compra — índice registrado quando um potencial comprador inicia uma interação com o vendedor — em ofertas de caminhões leves (anúncios dentro da categoria de carros e caminhonetes). Já os anúncios aumentaram 10% — três vezes mais que toda a categoria — registrando quase 40% de crescimento em intenção de compra, comparando janeiro-abril 2021 vs. janeiro-abril 2020.

Os modelos seminovos de caminhões leves com maior intenção de compra foram: Hyundai HR, Kia Bongo, Mercedes-Benz Sprinter Chassi, Iveco Daily e Renault Master. Já os modelos 0km são: Hyundai HR, seguida pelo Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter Chassi.

Analisando os anos de fabricação, 50% dos compradores interessados ​​em caminhões leves preferem seminovos dos anos 2011-2015; 30% preferem modelos um pouco mais antigos 2006-2010, para reduzir custos; 16% procuram mais novos 2016-2020; e apenas 4% dos contatos são para anúncios de caminhões leves do ano 2005 ou anteriores.

Motocicletas no Mercado Livre

Em agosto e julho de 2021, foi registrado o maior aumento ano a ano no volume de anúncios e na intenção de compra de motocicletas 0km. A categoria de motocicletas 0km — com modelos de baixo deslocamento (até 110 cc) e médio-baixo (150-200cc), que são frequentemente utilizados como veículos de entrega — registrou um crescimento de 151% na intenção de compra (ago 2021 vs ago 2020), mais do que o dobro do aumento total na categoria motocicleta (+72%).

Já o aumento na demanda, neste mesmo período, foi de 55% nas motocicletas de baixa e média-baixa cilindradas. Mas, na categoria de motocicletas 0km a demanda caiu 10% em relação a agosto de 2020. Porém, as visitas de agosto de 2021 foram 18% maiores que a média de visitas do segundo semestre do ano passado e 9% maior que no mês anterior.

Em 2021, o interesse por motocicletas elétricas cresceu notavelmente, a demanda passou de 4% do total das buscas, para 19%. A intenção de compra passou de 4% — de todos os contatos — para quase 21% (ganhando 15 e 17 pontos percentuais, respectivamente) analisando junho-agosto 2021 vs. junho-agosto 2020.

“Esses usuários, que passaram a buscar motos elétricas, eram consumidores das tradicionais motocicletas a gasolina. Ou seja, os modelos que utilizam apenas gasolina estão perdendo espaço. Já as motocicletas a gasolina e a álcool, as conhecidas flex, foram as segundas que mais ganharam visibilidade, sendo responsáveis por 23% das visitas e 25% dos contatos”, completa Avila.

Veja o levantamento completo: https://public.flourish.studio/story/988491/

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