Para se destacar no mercado de grocery, é importante proporcionar opções de produtos com alta recorrência, reunir lojas com preços diferentes, oferecer um bom serviço de delivery, dar opções de compra fraccionada de produtos vendidos por peso, possuir um bom mecanismo de busca e recomendação de produtos, além de oferecer ao cliente a possibilidade de montar e salvar sua lista de compras.
Foi com esses pontos que Edison Schaeffer Junior, head de Digital Commerce da Compass UOL, começou a sua palestra no Auditório Soluções do Grocery&Drinks 2023. O palestrante comentou sobre alguns elementos fundamentais para estruturar a implantação de um projeto para o mercado de alimentos. Alguns deles são:
Opções de pagamento: é preciso oferecer uma variedade, seja na retirada ou na hora de fazer o pedido;
Estoque: atualize sempre. O sistema precisa estar atualizado, assim o cliente sempre receberá o que está solicitando na compra (a Inteligência Artificial pode ser uma aliada para entender o nível de estoque e o giro dele dentro do sistema de vendas, proporcionando uma maior compreensão da sua jornada de vendas, impossibilitando a quebra de estoque);
Cancelamento de itens: defina antes as regras para os itens cancelados ou em falta para manter o processo de compra mais transparente. Deixe o cliente optar pela substituição automática, substituição por outro item de escolha da empresa ou o contato para a troca (boas definições de UX facilitam a venda sem fricções e evitam a perda da venda);
Catálogo: precisa ser pensado de forma integrada de modo que cada loja tenha seu preço e promoções especificas. Por se tratar de uma ferramenta exponencial, são muitos dados trafegados que precisam de uma arquitetura pensada à longo prazo, já que cada vez irá entrar mais lojas;
Mecanismo de busca e de recomendação: teste muitas vezes para o resultado sempre encontrar o produto correto. Mesmo que existam listas de compras, o cliente usa muito a busca dentro de uma solução de grocery;
Mobile app: é o canal mais indicado para fazer o lançamento da sua loja, pense muito no app, pois a experiencia de compra é mais fluida e a usabilidade é mais prática do que pelo site.
Além da definição desses e outros processos, as empresas também devem diminuir a fricção na jornada de compra. Para Edison, a maior complexidade está no carrinho, que é o momento em que se decide quando será a entrega, formas de pagamento etc. Com um carrinho de compras organizado de forma clara para o cliente, há um aumento da chance de obter sucesso com a venda. E, em caso de dúvida, a opção de “salvar o carrinho” para fazer a compra depois é muito útil nesse processo. Para a conclusão da compra, enfatiza o palestrante, é preciso proporcionar uma visão ampla que se assemelhe à visualidade da experiencia no supermercado.