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Como vender mais no dia do frete grátis?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O e-commerce tem crescido consideravelmente a cada ano que passa. O que sempre gera dúvidas, é o real motivo que faz as pessoas comprarem e, consequentemente, contribuírem para o crescimento desse canal de vendas. Com certeza, um dos principais atrativos ao tomar a decisão de compra, é o frete grátis.

O que é o dia do frete grátis?

Originado em 2008, nos Estados Unidos, o frete grátis tornou-se uma prática adotada por muitos varejistas, com a intenção de atrair mais os clientes e aumentar o número de vendas. Por consequência, essa prática chegou ao Brasil e, desde então, é uma estratégia importante no comércio. A data varia a cada ano e em 2022 será comemorada no dia 28 de abril.

A ideia desse dia é proporcionar envio gratuito aos consumidores que deixam de comprar por conta do frete elevado. Isso faz com que eles olhem com outros olhos para aquele produto que já queriam, mas que por conta do frete estariam relutantes em comprar.

Vantagens

  • Giro de estoque: ações promocionais são excelentes oportunidades para a sua loja colocar em circulação produtos parados ou com baixa demanda;
  • Atração de novos clientes: estratégias como o frete grátis, chamam a atenção do público e permitem a conquista de novos clientes com mais facilidade;
  • Aumento da taxa de conversão: a entrega gratuita diminui o abandono de carrinhos, incrementando o índice de conversão das compras;
  • Aumento do ticket médio: ao definir um valor de gasto mínimo para o recebimento do benefício, você estimula o aumento do ticket médio;
  • Visibilidade para a marca: oferecer frete grátis coloca a sua marca em evidência e serve de diferencial para a loja superar os concorrentes.

Como vender mais nesse dia?

Existem algumas estratégias que permitem aproveitar o dia do frete grátis da melhor forma. São elas:

Planejamento estratégico

É fundamental para definir a melhor forma de se fazer e também para evitar imprevistos que possam gerar prejuízos.

Escolha de região

Como nem todas as lojas virtuais conseguem atender todo o país, é importante avaliar o custo do frete para o país todo e definir se a promoção será válida em todo território nacional, pensando também nas condições financeiras de sua empresa.

Grupos de clientes fiéis

Uma boa tática é criar pequenos grupos de clientes recorrentes para receberem as condições especiais. Isso irá permitir uma experiência de compra única e que vai gerar dados que servirão de base para campanhas futuras, além de fidelizá-los ainda mais.

Seleção de produtos

Criar seleções de produtos específicos para entrarem na campanha de frete grátis é um bom modo de atrair mais compradores. É possível, também, usar essa estratégia para se desfazer de produtos parados no estoque há muito tempo, dando destaque a eles nessa seleção.

Consideração do valor dos produtos

Para aproveitar o dia do frete grátis, antes, é necessário verificar as condições da sua loja, olhando para o ticket médio das vendas, a fim de saber quais produtos incluir nessa condição e ter a noção das perdas e ganhos caso faça uso dessa estratégia.

Portanto, o melhor cenário é conseguir cobrir o valor do frete, sem sofrer perdas e prejuízos.

Afinal, o dia do frete grátis funciona mesmo?

Não só funciona, como é um dos dias mais esperados pelos consumidores do mundo todo, que veem nele, um impulso a mais para realizarem suas compras e tem a sensação de estarem aproveitando vantagens não muito recorrentes.

Para os vendedores, as vendas aumentam, novos clientes chegam e antigos se fidelizam ainda mais. Também permite-se que aqueles produtos parados deixem de ser problemas e passem, através dessa estratégia, a serem mais atrativos. Além disso, o nome de quem vende passa a ficar mais visível para todos.

Essa estratégia só será desvantajosa para um negócio se for feita sem planejamento e cuidado. É primordial ter consciência da situação da sua loja no momento.

Exemplo disso é a wap.store, que possui um sistema de frete mais benéfico, de modo que quando ele se prepara para realizar o cálculo a partir do CEP informado, a plataforma já o realiza e oferece o produto do estoque mais próximo daquele CEP, evitando assim, contatos com fretes abusivos.

Para entender mais essa e outras funcionalidades, conheça a plataforma wap.store!

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