Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Como um marketplace se prepara para a Black Friday no Brasil

Quinta-feira, 23 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

A Black Friday deste ano acontece no dia 24 de novembro e vem sendo muito aguardada por clientes e lojistas, sendo uma excelente oportunidade para o comércio faturar bastante e movimentar a economia nacional. O Diretor do Grupo Infoar, Rogério Antoniazi comenta sobre como uma das empresas do grupo, a WebContinental – que está entre os 8 principais marketplaces do Brasil – se prepara para esta data.

“Participamos do evento há 4 anos e a cada ano está melhor, sendo que em 2016 tomou uma proporção gigante e fez a diferença no faturamento da empresa”, afirma Antoniazi. De acordo com o empresário, em 2016 a WebContinental começou os preparativos dois meses antes, neste ano em abril, e a previsão para 2018 é de começar no início do ano. São mais de 170 pessoas envolvidas na empresa somente para data e, de quinta-feira para sexta-feira, passam a noite trabalhando, principalmente a equipe de TI e departamento de vendas.

Durante todo o mês de novembro o movimento de vendas diminui, pois as pessoas já estão esperando pela Black Friday. De acordo com o diretor do Grupo Infoar, no mês de novembro o público só consome o necessário e faz análise de preço dos produtos que pretende adquirir durante a data. “Na semana anterior ao evento o movimento cai mais, chega a ser 80% menor”, diz.

A WebContinental trabalhará o Esquenta Black Friday, a Black Friday e a pós Black Friday. A estratégia deste ano da companhia é colocar na quinta-feira produtos que não vão estar no evento em promoção, mas ainda de forma não tão agressiva. Durante a Black Friday entram em destaque os produtos selecionados com entre 30% até 80% de desconto e, 5 dias após o evento – até esgotarem os estoques – o rescaldo do que não se vendeu no evento, com valores perto dos ofertados no dia.

Como a WebContinental funciona como um marketplace – um ambiente de comércio online onde as mais diversas empresas vendem seus produtos -, pode oferecer o produto direto de fábrica para o cliente, que terá a sua disposição um preço melhor ainda. O fabricante vai estar disponibilizar o desconto, através da plataforma com nota fiscal. “É uma oportunidade do consumidor comprar direto do fabricante”, garante Antoniazi.  

São mais de 200 fabricantes diretos na WebContinental, com mais de 100 mil itens no total. Entre os produtos mais procurados estão ar-condicionado, fritadeira sem óleo, forno micro-ondas, forno elétrico e coifa. As compras podem ser parceladas em até 10 vezes, mas se o consumidor pagar à vista o desconto é ainda maior. As promoções serão ofertadas no site, pelo call center, pela distribuidora e também na loja física, mas Antoniazi lembra que pelo site é mais rápido e uma forma mais eficaz de garantir as melhores promoções. “Algumas promoções, mesmo com várias unidades, acabam rápido pela qualidade da oferta”, expõe Antoniazi.

Em relação às entregas pós evento, o empresário explica que, como marketplace, o grupo trabalha com duas modalidades: o produto ou está no estoque da empresa ou no estoque do fabricante. Os que estão no estoque da companhia serão entregues em poucos dias e os que vêm direto do fabricante serão num prazo um pouco maior, mas dentro da data anunciada na hora da compra. Para tanto ele explica que aumentam número de entregadores para garantir a demanda.

A expectativa do grupo para este ano é ainda maior, devido a retomada da economia, confirmada pelo empresário. Ele explica que, nos últimos dois meses, comparado a setembro e outubro de 2016, já no dia 15 do mês deste ano a empresa faturou o mesmo valor do mês inteiro do ano anterior. “A economia está voltando, o brasileiro está comprando novamente. Todo esse ano está sendo melhor que o ano passado”, explica.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.